» Tecnologia » Internet » Como começar um email formal

Como começar um email formal

Galeria
Como começar um email formal

Quase todo mundo já passou por dúvidas na hora de enviar um e-mail formal a alguma pessoa. A maior destas dúvidas é também a mais simples: como começar um e-mail formal? Dependendo da maneira com que começamos um e-mail a pessoa poderá se sentir ofendida ou pressionada de alguma forma devido ao mau uso das palavras de sua parte.

Portanto precisamos tomar alguns cuidados na escrita para que uma simples mensagem não se transforme em uma catástrofe total. Neste artigo você irá encontrar algumas dicas para começar um e-mail formal de uma maneira que seja mais agradável e adequada para o seu destinatário. Para isso siga os passos abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente você deve inserir no campo “assunto” uma informação que indica o conteúdo de sua mensagem, porém escreva de forma sucinta e objetiva. Evite assuntos muito longos ou explicar todo o conteúdo do e-mail através do mesmo.

  2. 2

    Inicie o seu e-mail informando o nome da pessoa para o qual está enviando a mensagem, não deixe de cumprimentar o seu destinatário desejando-lhe bom dia, boa tarde ou boa noite. Escreva o texto do e-mail da maneira mais formal o possível evitando abreviaturas, palavras de baixo calão, apelidos ou outros tipos de palavreado informal. Você pode começar o seu e-mail conforme o exemplo: “Fulano, Boa tarde!”. Caso o e-mail seja endereçado a várias pessoas você pode começar utilizando o termo “prezados (a)” ou “caros (a)”, não se esqueça de utilizar o cumprimento formal mesmo que o e-mail seja endereçado a uma lista em cópia oculta.

  3. 3

    Ao final do seu e-mail use um termo formal para fechar a sua mensagem como “atenciosamente” ou “cordialmente”. Não se esqueça de colocar a sua assinatura que deverá conter o seu nome e as informações de contato como telefone, site e outros e-mails. Evite uma assinatura muito “colorida”. Use cores e imagens na assinatura somente se for uma logomarca de sua empresa ou algo do gênero, as imagens além de fazerem com que o seu e-mail fique mais pesado ainda correm o risco de chegar desconfiguradas no e-mail de seu destinatário que não conseguirá visualizá-la.

Dicas e AVISOS
  • Evite escrever seu e-mail com frases inteiras em caixa alta ou pintadas de vermelho, esta ação dá a impressão de que você está “gritando” e podem dar a impressão de que você está sendo indelicado (a) com o seu remetente.
  • Fique atento ao seu texto enquanto o redige. Em um e-mail formal o ideal é que você escreva textos claros e objetivos. Evite escrever mais coisas do que o necessário para que o seu destinatário entenda a mensagem. E-mails com muitas palavras podem ser difíceis de compreender.
Comentários
blog comments powered by Disqus