» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como começar um texto dissertativo

Como começar um texto dissertativo

Galeria
Como começar um texto dissertativo

Escrever um texto dissertativo é expor o seu ponto de vista embasado por fatos ou pressupostos teóricos. Se houver a pretensão de convencimento do leitor, dizemos que o texto é dissertativo-argumentativo, se não houver, este será dissertativo-expositivo.

Na hora de escrever, faça um planejamento prévio e tenha sempre em mente que toda redação, todo parágrafo e toda frase devem ter obrigatoriamente uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

A introdução visa contextualizar o leitor dentro do assunto a ser desenvolvido; o desenvolvimento é, de certo modo, o corpo do trabalho e a conclusão é a sua síntese.

Muitas pessoas afirmam que a dificuldade em se escrever é só uma: o início. Em frente ao computador ou diante de uma folha de papel você pode se perguntar: como começar um texto? Após seguir os passos que serão dados a seguir sua vida acadêmica mudará.

Instruções
  1. 1

    Introdução. Delimite o tema a ser redigido. Evite abordar um assunto que você não tenha propriedade para falar. A introdução deve ser desenvolvida, preferencialmente, parágrafos curtos, sem prolixidade. Evite lugares-comuns, chavões e expressões vulgares.

  2. 2

    Desenvolvimento. Faça uma análise do assunto delimitado na introdução. Tenha uma boa fundamentação teórica. Não faça generalizações precipitadas. Utilize exemplos que dificilmente possam ser refutados. Escreva com clareza, coerência e coesão. Não fique repetindo a mesma ideia com argumentos diferentes, o que é facilmente percebido pelo leitor, e não use palavras ou expressões ambíguas.

  3. 3

    Conclusão. Reforce a ideia central do texto. A conclusão, geralmente, é a reafirmação da ideia central do texto, de uma forma não apelativa. Se o objetivo de sua dissertação for persuadir o leitor, faço-o pela razão, por um discurso lógico, e não por sentimentalismos. Caso contrário, conclua normalmente, mas sem parecer repetitivo.

  4. 4

    Título. Após terminar o texto, releia tudo e crie um título bem original. Use a coerência, mas seja criativo e original.

Dicas e AVISOS
  • Evite erros de raciocínio e de língua portuguesa.
  • Use um vocabulário adequado, uma linguagem simples, exata e objetiva.
  • Use gramáticas e dicionários sempre que tiver alguma dúvida.
  • Sempre escreva rascunhos antes de partir para o texto final.
  • Não copie textos de outras pessoas sem citá-las corretamente. A omissão de fontes pode ser considerada plágio, o que é crime segundo a Lei 9.610.
  • A escrita da redação deve ser elaborada, de preferência, segundo normas acadêmicas (por exemplo, a ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas] ou as normas de Vancouver).
Comentários
blog comments powered by Disqus