» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como começar uma conclusão de trabalho: saiba fazer

Como começar uma conclusão de trabalho: saiba fazer

Galeria
Como começar uma conclusão de trabalho: saiba fazer

O texto de um trabalho acadêmico normalmente é dividido em três partes: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, o tema é apresentado, assim como seu contexto histórico ou a importância do assunto em questão. O desenvolvimento é a maior parte do texto e apresentará a pesquisa completa. A conclusão é a parte em que se resumem os resultados da pesquisa.
Veja abaixo alguns exemplos e descubra como começar uma conclusão de trabalho. Siga algumas dicas simples e deixe suas tarefas acadêmicas mais claras e interessantes.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A conclusão deve ser objetiva e não é necessário que seja muito longa. Evite escrever um texto muito longo e repetitivo. Geralmente entre 15 e 30 linhas são mais do que suficientes.
    Nada também de fazer uma conclusão muito curta, pois parecerá incompleta mesmo que tenha resumido o assunto muito bem. Porém é melhor uma conclusão curta e honesta que uma floreada que contenha dados falsos.

  2. 2

    Comece a conclusão com uma oração conclusiva: Desta maneira, em virtude disso, é necessário que, desta forma, conclui-se que, ou outra frase do tipo.
    Tente sempre manter o texto na terceira pessoa, evitando frases como: Nós concluímos ou eu espero.
    Também é muito importante não usar o verbo achar. Um trabalho acadêmico ou escolar deve ser baseado em pesquisas e não em opiniões pessoais.

  3. 3

    Trabalhos sobre história e algumas outras áreas humanas terão conclusões específicas. Se escreveu sobre a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, deve terminar explicando as consequências do conflito para o mundo, tanto as perdas humanas quanto as políticas.
    Se o trabalho é sobre uma obra da literatura, é na conclusão que se fala sobre sua relevância no cenário atual.
    Nos trabalhos científicos é necessário citar os dados pesquisados e seu resultado lógico.

  4. 4

    Uma conclusão sempre deve estar conectada com o desenvolvimento da pesquisa. Tudo que for dito deve ter sido fundamentado antes.
    É chamado de senso comum, aquilo que muitos acreditam, mas não podem comprovar através de dados e fatos. Muitas vezes se trata se preconceitos e ideias preconcebidas que não correspondem a realidade.
    O senso comum deve ficar afastado tanto do desenvolvimento quanto da conclusão de um trabalho acadêmico.

  5. 5

    É importante também que a conclusão e a introdução estejam relacionadas. Se no início deixou claro qual era o objetivo do trabalho, a conclusão deve estar dentro do que foi especificado antes. Isso significa na prática, que se propôs a falar um assunto não deve terminar falando sobre outro completamente diferente.

Comentários
blog comments powered by Disqus