» Hobby » Como Começar uma ONG

Como Começar uma ONG

Galeria
Como começar uma ong

Para que seja criada uma Organização Não Governamental (ONG) é preciso que um grupo de pessoas se reúna em busca de interesses comuns e sem fins lucrativos.
O próprio nome diz, a ONG não mantém nenhum vinculo com o governo, sua atuação é independente. Normalmente, esse tipo organização tem um cunho filantrópico e educativo.
Veja como começar uma ONG:

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Ser uma entidade jurídica sem fins lucrativos.
  • Possuir uma finalidade especifica e clara.
  • Ter um estatuto formado em uma assembléia geral e ordinária.
  • Ter um conselho diretor e um conselho fiscal.
  • Veja quais são os requisitos básicos de uma ONG:
  1. 1

    Uma pessoa sozinha não pode criar uma ONG. Você precisa reunir um certo número de pessoas para formar um grupo coeso.
    Mais importante do que formar um grupo é ter uma finalidade especifica. Qual será o objetivo do grupo? Preservar a natureza? Cuidar de animais? Fiscalizar as contas públicas? Denunciar a corrupção? Enfim, existem muitos objetivos para uma ONG.
    Após a criação do grupo e da definição do objetivo, é hora de fazer a ATA DE CONSTITUIÇÃO, que deverá ser escrita em uma assembléia com as pessoas interessadas em participar.

  2. 2

    Depois deverá ser aprovado um estatuto pelos membros do grupo. Este estatuto tem que ser assinado por um advogado.
    O estatuto, a Ata de Constituição, bem como os membros da diretoria geral e fiscal do grupo, devem ser registrados em um Cartório de Pessoas Jurídicas.
    O modelo de estatuto pode ser encontrado em outra associação já estabilizada. Pela internet também é possível encontrar modelos de estatutos para ONGs.
    O estatuto deve ser aprovado por Assembléia Geral, que é quando todos os membros estão presentes.
    A assembléia geral também serve para eleger a diretoria da ONG.

  3. 3

    Formalizada a associação no Cartório, segue-se então o registro de um CNPJ especifico para Organização Não Governamental. Essa parte do CNPJ, bem com a Inscrição Estadual, deverá ser feita por um contador.
    O contabilista também será necessário para auxiliar no pagamento de funcionários, emissão de nota Fiscal e impostos recolhidos, pois mesmo sendo uma entidade sem fins lucrativos, a ONG deve funcionar como se uma empresa.
    Mesmo que as ONGs sejam isentas de Imposto de Renda, elas devem fazer a declaração como entidade isenta.

Dicas e AVISOS
  • Com a ONG devidamente registrada, então já será possível realizar parcerias, firmar contratos e estabelecer ajuda recíproca com qualquer entidade.
  • A parte burocrática para abertura de uma ONG é muito complexa, por isso recomenda-se contratar um advogado especialista no assunto para cuidar da papelada.
Comentários
blog comments powered by Disqus