» Casa » Computadores » Como Compartilhar Pastas no Windows 7

Como Compartilhar Pastas no Windows 7

Galeria
Como Compartilhar Pastas no Windows 7

Com a expansão tecnológica e o aumento na utilização de notebooks e desktops em rede, diversas tarefas foram automatizadas. O mais recente sistema operacional da Microsoft, Windows 7, traz várias facilidades para seus usuários, estando entre elas a facilidade em compartilhar arquivos e documentos com outras máquinas que estejam na mesma rede.
Essa possibilidade pode ser útil em situações diversas, por exemplo: se há mais de 1 computador na casa (seja notebook ou desktop), estando ambos e na mesma rede, é possível que um acesse os arquivos que estão no outro, de forma simples e prática.
Confira como compartilhar pastas no Windows 7 e acesse os documentos que estão em outra máquina de qualquer outro micro da rede.
Os primeiros passos serão para colocar os computadores no mesmo grupo de trabalho. Em seguida, será mostrado como compartilhar os diretórios e pastas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Grupo de trabalho

    Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone “Meu Computador” e vá em “Propriedades”. Abrirá uma tela, onde terá a opção “Nome do computador, domínio e configurações de grupo de trabalho”. Clique sobre essa opção e verifique se no campo “Grupo de trabalho” há o mesmo nome, para todas as maquinas. Caso não seja, coloque um nome comum para todas.

  2. 2

    Compartilhando as pastas

    Escolha qual pasta será compartilhada. Depois, clique sobre ela com o botão direito do mouse e vá em “Propriedades”. Uma nova janela se abrirá, onde será necessários acessar a aba “Compartilhamento” e clicar na opção “Compartilhamento Avançado”. Uma nova janela se abrirá, onde será preciso habilitar a opção “Compartilhar a pasta” e dar um nome para o compartilhamento.

  3. 3

    Uma nova janela se abrirá, onde será preciso habilitar a opção “Compartilhar a pasta” e dar um nome para o compartilhamento.

  4. 4

    Ative as permissões de usuário para restringir os que não deverão ter acesso a pasta compartilhada. Clique em “Permissões”, depois “Adicionar” seguido de “Avançado”.

  5. 5

    Na tela que abrir clique no botão “localizar agora”. Isso fará com que uma lista de usuários apareça para escolher qual deve ter permissão para acessar a pasta.
    - Selecione os usuários desejados e clique em “Ok”.

  6. 6

    Configurando as permissões

    Clique em “Ok” até voltar para a janela “Permissões”. Em um campo dessa tela chamado “Nome de grupo ou usuários” estarão todos os usuários que acessaram o compartilhamento. É possível configurar para que eles apenas visualizem os documentos (Leitura), editem (Alteração) ou tenham controle total. Selecione o usuário e especifique esses detalhes na caixa “Permissões para usuários/grupo”.

  7. 7

    Após finalizar todo o processo de “Ok” em todas as telas e reinicie o computador para que a configuração tenha efeito.

Dicas e AVISOS
  • Para que esse procedimento de certo, é necessário que os computadores estejam conectados na mesma rede e façam parte do mesmo grupo de trabalho.
Comentários
blog comments powered by Disqus