» Dinheiro » Como Comprar seu Primeiro Imóvel

Como Comprar seu Primeiro Imóvel

Galeria
Como comprar seu primeiro imovel

Comprar um imóvel não é o mesmo que comprar um carro ou qualquer outra coisa. O imóvel é um bem durável, de alto valor, por isso se deve fazer um planejamento bem detalhado antes de comprá-lo.
Para se comprar a primeira casa, recomenda-se muita cautela. Deve-se avaliar a localização, tipo de construção e número de cômodos.
Veja como comprar seu primeiro imóvel:

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    A grande dúvida que pode surgir é quanto ao estado do imóvel, se novo ou usado. Comprar uma casa usada pode ser um bom negócio, pois o preço estará mais em conta.
    Para quem deseja adquirir uma casa que nunca foi usada por outros moradores, deve-se ter consciência que o valor será mais elevado.
    Se for comprar uma casa usada, procure saber quem eram os moradores e se nada de grave aconteceu no imóvel.

  2. 2

    O dinheiro é o maior empecilho para quem deseja comprar uma casa. Nem todos dispõe de uma quantia elevada para quitar a compra à vista.
    Por isso que o financiamento é tão importante para a compra do imóvel. Uma dica é juntar o maior valor possível de dinheiro para dar de entrada, dessa forma o financiamento será menor e você não precisará pagar tantos juros.
    Ao estipular a parcela do financiamento, tome cuidado para que o valor não comprometa mais do que 20% da sua renda liquida.

  3. 3

    Analise a vizinhança, veja quem são os moradores. Faça uma visita de dia e de noite para ver se eles são barulhentos ou calmos. Verifique também a questão de transporte público e comércio na região.
    Outro detalhe importante é saber da segurança do local. Busque informações a respeito de furtos, roubos ou se o local é frequentando por maus elementos.
    É fundamental pesquisar e ter paciência para encontrar o melhor preço, a compra do seu primeiro imóvel não pode acontecer de forma impulsiva e sem planejamento.

Dicas e AVISOS
  • Usar o FGTS para a compra do imóvel é um grande negócio para quem possui um bom dinheiro guardado. O saque do FGTS só pode acontecer em casos específicos, entre eles, a compra da casa própria. Vá até uma agência da Caixa Econômica Federal e busque informações de como proceder para a retirada do fundo de garantia.
  • Pesquise bem o mercado, analise as opções, busque conselhos de pessoas especializadas e só compre se tiver 100% de certeza.
  • Contrate os serviços de um advogado especializado para verificar a situação dos documentos do imóvel. É um investimento que vale a pena.
Comentários
blog comments powered by Disqus