» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como comprovar renda

Como comprovar renda

Galeria
Como comprovar renda

Comprovar renda é uma tarefa fácil, mas que exige atenção ao selecionar os documentos. Comprovar renda hoje é tão importante quanto ter o CPF limpo, pois para conseguir crédito em lojas ou conseguir um financiamento você precisará mostrar que terá condições de pagar as parcelas que está assumindo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Com comprovação de renda você consegue até financiar uma casa, mas sem isso é impossível. Se você é empregado de alguma empresa ou é funcionário publico, comprovar renda é ainda mais simples, pois o seu holerite já serve como comprovante fiscal de renda ou mesmo sua carteira de trabalho. Se você tem imóveis alugados que lhe rendam algum dinheiro, os contratos autenticados em cartório acompanhados pelas escrituras dos imóveis também podem ser consideradas como comprovantes de renda.

  2. 2

    Se você é autônomo esse processo é um pouco mais complicado. Se você tem o seu próprio negocio, você deve procurar um contador para estar ciente de quais impostos você deve estar recolhendo. Para financiamento de casas, por exemplo, o Recibo de Pagamento Autônomo tem validade como comprovante de renda se você apresentá-lo junto com outras guias referentes aos impostos que recolheu.

  3. 3

    É importante fazer a Declaração do Empregador, nela deve constar as informações sobre o seu negocio, tais como endereço, remuneração mensal, o tipo de serviço prestado, a carga horária e o CNPJ. Dependendo da finalidade dessa comprovação de renda, você pode usar extratos bancário da conta da empresa, para mostrar quanto dinheiro movimenta por mês.

  4. 4

    Outra opção é pedir ao seu contador para emitir um Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos). Basta que você junte documentos que possam comprovar a renda da sua empresa, pode ser notas de compras, pagamentos, recibos, extratos de banco, até mesmo contas de energia elétrica e de água. Apresente esses documentos para contador e peça que ele elabore um livro caixa para você. Com o livro ele emitira o Decore, que servirá como seu comprovante de renda.

  5. 5

    O Decore serve para profissionais autônomos, como por exemplo: diarista, jornaleiro, pedreiro, pintor, feirante, vendedor, fotografo, taxista, entre outros. O Decore também serve como documento comprobatório de renda para profissionais liberais, tais como: farmacêutico, enfermeiro, medico, dentista, advogado, jornalista, terapeuta, entre outros.

Dicas e AVISOS
  • Procure um escritório de contabilidade de sua confiança e que tenha o selo DHP (Declaração de Habilitação Profissional), pois só esse tipo de escritório está habilitado para emitir o Decore.
  • Sempre guarde os documentos que envolvam transações financeiras (recibos, extratos e etc).
Comentários
blog comments powered by Disqus