» Casa » Computadores » Como configurar a bios

Como configurar a bios

Galeria
Como configurar a bios

Em algum momento, se você possuir um computador por tempo suficiente, você pode ter que definir ou alterar a BIOS. BIOS é a sigla para "basic input operating system", a BIOS é semelhante a um conjunto de instruções que o computador lê na inicialização. A BIOS permite que você acesse as funções mais básicas do computador e as defina, se souber como acessá-las. Uma vez que as tenha acessado, você pode fazer as mudanças necessárias para ajustar o sistema.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ligue o computador a partir de um desligamento completo. Observe a tela que aparece na hora da inicialização. Uma instrução aparece para pressionar uma tecla de função como F1 ou F2 para acessar o menu de inicialização. Diferentes sistemas têm diferentes teclas para acesso. Não se preocupe se você não achá-lo na primeira vez. Apenas observe para saber qual a tecla necessária e desligue o sistema e reinicie-o.

  2. 2

    Pressione a tecla de função apropriada para acessar o menu de inicialização, repetidamente, se necessário, durante a inicialização do computador. Uma vez que tiver acessado com êxito o menu de inicialização, use as teclas de seta para navegar pelo menu que aparece.

  3. 3

    Selecione a opção que é mostrada como "Boot" ou "Boot Order" ou um título semelhante. Selecione esta opção e pressione "Enter". Aparecerá uma lista de seleções de hardware que inclui a unidade de disco rígido, uma unidade de disco e, possivelmente, outras opções. A ordem em que o computador acessa estas denomina-se a ordem de inicialização. Mais comumente, ele acessa o disco rígido primeiro e, em seguida, unidades de disco. Você pode redefinir isso para o padrão do disco rígido se ele foi alterado, ou o disco se necessário. Percorra a lista que aparece com as teclas de seta e selecione a unidade que você deseja que o computador leia primeiro. Pressione "Enter". Repita isso para cada dispositivo de hardware até que a ordem seja definida.

  4. 4

    Salve as alterações, destacando "Salvar alterações", pressione "Enter" e saia da BIOS. A inicialização irá continuar normalmente sem nenhum outro aviso. Se você tiver qualquer dificuldade com as alterações de configuração que você fez, você pode restaurar o sistema para um momento anterior e dessa forma, apagar as alterações.

Dicas e AVISOS
  • Todas as configurações de BIOS que foram alteradas serão restauradas para seus padrões ao remover a bateria do CMOS.
  • Se as alterações que você fizer na BIOS não permanecer depois de ligar o computador, é provável que tenha ocorrido algum erro na bateria do CMOS. Nova bateria geralmente pode ser encomendada do fabricante da placa-mãe.
Comentários
blog comments powered by Disqus