» Casa » Computadores » Como configurar a placa de video

Como configurar a placa de video

Galeria
Como configurar a placa de video

Com o avanço da tecnologia os jogos virtuais e também os programas de computador ganharam gráficos melhores, mais bonitos e também mais bem definidos. Com isso a necessidade de se possuir uma placa de vídeo em seu micro vem se tornando cada vez maior, pois ela consegue acelerar o recurso 3D em seu computador, fazendo com que esses gráficos fiquem ainda mais realistas e seu computador tenha um melhor desempenho no geral.

Quando se adquire uma placa de vídeo, dois processos são necessários para que ela funcione corretamente: primeiramente deve-se fazer a instalação da placa e, logo em seguida, a configuração dos drivers no computador.
Alguns modelos de placas de vídeo vêm com um CD de instalação que pode ser facilmente executado em seu computador. Nesses casos a configuração é quase automática e o usuário precisa apenas selecionar algumas informações como a pasta de instalação dos drivers e também os aplicativos adicionais que serão instalados.

Porém, caso você queira configurá-la manualmente para obter a última versão dos drivers ou a sua placa não tenha vindo com o CD de instalação, é necessário seguir alguns passos para identificar qual o driver que deverá ser instalado em sua máquina para que ela funcione corretamente. Para saber como fazer essa configuração, siga os passos abaixo.

Instruções
  1. 1

    Primeiramente é necessário identificar o nome do fabricante e o modelo de sua placa de vídeo. Caso você tenha adquirido o seu computador usado e não saiba qual a placa que se encontra em seu interior, poderá utilizar um programa de identificação de hardware como o CPU-Z que é disponibilizado gratuitamente na internet. Para baixá-lo, acesse o site do a href="http://www.baixaki.com.br/download/cpu-z-portable.htm" rel=”nofollow”>Baixaki e clique no botão onde está escrito: “Clique aqui para baixar”.

  2. 2

    Logo que o download for concluído, descompacte o arquivo e clique duas vezes no ícone do programa para abri-lo. Em seguida, aguarde que o CPU-Z analise o seu computador em busca das informações de hardware.

  3. 3

    Depois da verificação, clique sobre a aba “Graphics” do programa para identificar o fabricante e o modelo de sua placa de vídeo.

  4. 4

    Em seguida, acesse o site do fabricante de sua placa de vídeo e localize a opção “Suporte e drivers” ou “Downloads e suporte” (dependendo do fabricante de sua placa). Neste exemplo o usuário possui uma ATI Radeon HD 5450, portanto o site visitado é o da AMD, fabricante dessa placa.

  5. 5

    Baixe a última versão do software de sua placa de vídeo que foi disponibilizada pelo fabricante em seu site, verifique sempre a data.

  6. 6

    Após o download do software, siga os passos que serão mostrados em sua tela para a instalação e reinicie o computador ao final do processo.

Dicas e AVISOS
  • Caso não esteja conseguindo localizar o software, entre em contato com o fabricante para obter suporte técnico especializado.
  • Nunca instale drivers de outros modelos de placas de vídeo em seu computador. Além de não funcionar corretamente, sua placa de vídeo poderá ter uma vida útil menor, pois irá processar mais dados do que o necessário para o seu funcionamento.
  • Cuidado com os vírus que existem na internet! Baixe softwares apenas de sites confiáveis como o site do fabricante.
Comentários
blog comments powered by Disqus