» Tecnologia » Internet » Como configurar uma rede wireless

Como configurar uma rede wireless

Galeria
Como configurar uma rede wireless

Nesses dias, quando se fala sobre a criação de uma rede doméstica, frequentemente refere-se à criação de uma rede wireless. Há muitas vantagens na criação de uma rede wireless. Muitos usuários domésticos preferem usar um laptop e impressora sem fio em vez de um computador preso em uma mesa conectado a uma impressora local. É muito mais flexível poder se mover em torno da casa com um laptop leve e imprimir o artigo de Internet favorito. Além disso, com a criptografia ativada, a rede wireless ainda é segura a partir de dispositivos externos de redes wireless. Confira a seguir, informações em como configurar uma rede wireless.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A primeira coisa que deverá fazer é reunir o equipamento que irá ser utilizado:

    - Roteador wireless habilitado;
    - Dispositivo sem fio (laptop, impressora, sistema de jogo, etc.).

    Precisará configurar o roteador para se conectar ao modem de alta velocidade (cabo ou DSL). A melhor coisa a fazer se está começando do zero é ter um dispositivo conectado diretamente ao roteador. Terá que fazer isso para configurar o modem e roteador antes de ligar os outros dispositivos wireless. Esta configuração consiste em definir a porta WAN do roteador para receber um endereço IP dinâmico do modem. Para isso, terá que seguir as instruções do fabricante do roteador.

  2. 2

    Depois de ter o roteador configurado na porta WAN, deverá configurar a porta LAN. Na porta LAN, tem que ter um endereço IP estático para o roteador para que os dispositivos possam saber onde encontrá-lo. Também terá que definir a porta LAN do roteador como o anfitrião DHCP para que o roteador possa distribuir o endereço IP para todos os dispositivos do cliente na rede. Também deve considerar a configuração de segurança usando a lista de acesso do roteador.

  3. 3

    A maioria dos roteadores tem uma seção na página de administração que permite que ligue a funcionalidade sem fio. Nesta mesma página, será solicitado a configurar o SSID do roteador wireless e a senha. Estas são as duas coisas que terão que ser inseridas no dispositivo sem fio, a fim de conectar-se à rede wireless. Alguns roteadores possuem um botão de ação que identifica novos dispositivos à espera de entrar na rede. É solicitado então, que insira um número especial que o roteador oferece para o dispositivo que está esperando para conectar-se à rede. Esta é uma maneira alternativa para inserir o SSID ou a chave de acesso.

    Ao adicionar o dispositivo selecionado na rede wireless, insira o SSID e a chave de segurança. A rede doméstica estará então segura a partir de um dispositivo externo e irá comunicar-se corretamente com dispositivos aprovados da rede wireless.

Comentários
blog comments powered by Disqus