» Hobby » Carros » Como congelar couve

Como congelar couve

Galeria
Como congelar couve

Para congelar sua couve de forma correta necessita de seguir alguns passos antes de a colocar em seu freezer. Assim garante um produto final limpo e seguro para seu consumido. Veja como congelar couve, passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Congelar couve - Cozimento

    Comece com a couve acabada de apanhar e limpa. Você provavelmente vai ter que retirar as folhas externas da couve para para retirar alguns bichos que possam existir e outros resíduos. Coloque a couve em uma pia ou balde cheio de água por um par de horas para expulsar a maioria dos vermes e sujeira da couve. Depois de estar completamente limpa, corte a couve em quartos, ou em pedaços maiores caso sua couve seja mais pequena. Não retire o núcleo ou coração da couve, senão ela irá se desfazer no cozimento. Cozinhe a couve em água fervente por 3 minutos.

  2. 2

    Transfira a couve para um banho de água fria, para interromper o processo de cozimento. Este processo não se destina a cozinhar os alimentos, mas simplesmente serve para matar as bactérias, mofo e fungos que podem causar deterioração alimentar ao longo do tempo e também para destruir enzimas que levam a maioria das frutas e vegetais a continuar a amadurecer, o que vai alterar o sabor para pior. Uma vez que a couve tenha esfriado, coloque-a em uma peneira para permitir que a água em excesso seja drenada tanto quanto possível.

  3. 3

    Congelar couve - Embalamento

    Divida a couve já cozinhada e fria em porções do tamanho desejado em caixas de congelação, sacos de vácuo ou sacos próprios para embalar alimentos para congelar. Os sacos de vácuo são uma ótima opção. A remoção do ar, tanto quanto possível, irá ajudar a reduzir danos do gelo, que podem queimar a couve ao longo do tempo. Certifique-se de que coloca um rótulo e a data de preparação na embalagem das porções de couve. Use sempre as embalagens mais antigas e reserve as mais frescas para depois, para manter a frescura da couve embalada e evitar que envelheça, deteriorando-se o seu sabor e qualidade.

  4. 4

    Congelar couve - Armazenamento e Uso

    A couve congelada pode ficar em seu freezer por um par de anos, antes que o sabor se comece a deteriorar seriamente. Mesmo depois disso ainda pode ser usada com segurança. A couve congelada quando é descongelada, não vai ter o mesmo sabor de uma couve fresca, pois foi cozinhada e congelada. O que muda na couve é a consistência. A couve congelada pode ser usada em sopas e ensopados ou apenas como simples couve cozida.

Comentários
blog comments powered by Disqus