» Hobby » Carros » Como congelar legumes

Como congelar legumes

Galeria
Como congelar legumes

Os legumes são parte essencial de uma alimentação saudável e devem ser consumidos diariamente. De forma a termos nas nossas cozinhas estes alimentos tão importantes, por vezes torna-se necessário congelá-los para que estejam disponíveis mais tarde.

Os legumes congelados que se compram no supermercado podem ser caros e congelar legumes frescos pode ser uma maneira de economizar mantendo a qualidade de nossa alimentação. No entanto, a forma como se congela é muito importante para que estes não percam seus nutrientes e mantenham o sabor.

Uma técnica para o congelamento de legumes consiste no seu branqueamento, que por um lado evita a perda de vitaminas (mantendo inclusivamente a sua cor original) e por outro, suspende a ação das enzimas que provocam o envelhecimento e amadurecimento do legume. Esta técnica acaba por eliminar os microrganismos da superfície do legume, mantendo-a limpa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para realizar o branqueamento de 500 g de legumes deve-se usar 3 litros de água e depois de a deixar ferver se deve adicionar 2 colheres de chá de sal. De seguida deve-se introduzir os legumes bem lavados e descascados, com ajuda de um passador e deixar ferver.

    O tempo de fervura depende do legume que se quer branquear (por exemplo: 1 minuto: ervilhas, espinafres e nabos; 2 minutos: abóbora, batata e beterraba; 3 minutos: aipo, couve flor e brócolis; 4 minutos: couve-de-bruxelas e cenoura). Depois deve-se retirar o passador da água fervente e introduzi-lo em água gelada, para evitar que os legumes fiquem totalmente cozidos.

    Por fim, basta escorrer bem os legumes e colocá-los em sacos para congelar. No final do processo pode-se aproveitar a água usada no cozimento para fazer purê.

  2. 2

    Ao guardar os legumes branqueados no congelador deve-se ter cuidado para que estes fiquem bem acondicionados e confirmar se o saco se encontra bem fechado.

    Pode usar etiquetas com os nomes dos legumes que pretende congelar, para colar nos sacos e assim poder distingui-los mais facilmente, evitando trocas.

  3. 3

    Outra alternativa ao branqueamento dos legumes, é fazer purê, com a vantagem de se poder misturar vários legumes, por exemplo, batata com cenoura ou abobora com nabo.

    No final transfere-se os cubos com o puré congelado para sacos com etiquetas contendo o nome dos legumes e volta-se a colocar no congelador. Mais tarde é só colocar no micro-ondas em dois minutos obtém-se um puré com todas as suas características nutricionais intactas.


Comentários
blog comments powered by Disqus