» Hobby » Atividades Recreativas » Como conhecer a resistência das linhas de pesca

Como conhecer a resistência das linhas de pesca

Galeria
Como conhecer a resistência das linhas de pesca

Quando pescamos com linha e anzol, forçamos o peixe a deixar a água. Isso ocorre quando o peixe morde a isca, o anzol perfura a boca do animal, então temos que traze-lo para a superfície. É a linha que mantém o contato com o pescador, e a linha que vai traze-lo até ele. Imagine a situação, quando o peixe está a um metro de distância do pescador, a linha de repente arrebenta, e o peixe escapa. Então devemos ter conhecimento da linha, a qualidade, resistência, para evitar essa situação.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo para escolha da linha, é o conhecimento dos tipos.
    As camadas de material que a linha recebe na sua fabricação, essas camadas são chamadas de filamento. Temos três tipos:
    Linha feita em monofilamento, normalmente feita de nylon, é a mais popular no meio da pesca, substituiu as linhas feitas de outros materiais usados antigamente.
    Linha feita em multifilamentos, feitas com vários filamentos, trançados ou fundidos, faz com que a linha seja muito mais resistente que a linha monofilamento, uma grande vantagem, é que com uma linha fina é possível pescar peixes maiores.
    Linhas mistas, como o nome já diz, é um misto entre um filamento coberto com multifilamentos, é uma excelente linha de pesca, porém pouco usada devido o preço ser mais elevado que as outras. Esse tipo de linha tem uma resistência elevada.

  2. 2

    Após conhecer os tipos, devemos escolher a linha pelas características.
    A resistência é com certeza um fator que exige muito cuidado. Quando o peixe é fisgado, ele exerce uma tração muito maior que seu peso. Ao comprar a linha, estará especificado a resistência, você pode comprar de acordo com o peixe que será pescado.
    O diâmetro, a grossura da linha indica também a resistência, quanto maior o diâmetro, maior a resistência, desde que as linhas sejam do mesmo material e filamento, caso contrário o diâmetro pode não servir de referência.
    Existe um fator muito importante: quando a linha é enrolada no carretel, ela pode adquirir o formato em espiral, o que é chamado de “memoria”. Quando isso acontece, vai diminuir a durabilidade da linha, e também a qualidade no uso, principalmente ao lançar na água, diminuindo o alcance.

    Dica importante
    Procure usar uma linha resistente, porem o mais fina possível, pois ajuda na sensibilidade quando o peixe é fisgado, tem um maior poder de arremesso e evita os efeitos da “memoria” na linha, deixando mais durável.

Comentários
blog comments powered by Disqus