» Hobby » Atividades Recreativas » Como conhecer diferentes tipos de barco

Como conhecer diferentes tipos de barco

Galeria
Como conhecer diferentes tipos de barco

Neste artigo vamos aprender a conhecer os diversos tipos de barcos atuais, ou navios, utilizados nos dias de hoje para a navegação marítima.

Serão abordados os tipos de barcos utilizados na:

- Marinha mercante, quer de carga, quer de passageiros.

- Marinha de guerra.

- Pesca.

- Recreação e esporte.

- Ajuda à navegação.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    MARINHA MERCANTE

    Chama-se Marinha Mercante, ou Marinha de Comércio, à atividade dedicada ao transporte marítimo de pessoas e carga.

    Atualmente o transporte de pessoas perdeu a importância que teve antes do desenvolvimento da aviação comercial, pelo que a atividade de transporte de pessoas se dedica quase exclusivamente à realização de cruzeiros, embora nalguns países onde existem grandes extensões de rios e lagos, este meio de transporte ainda seja utilizado.

    Os cruzeiros realizam-se em navios que são autênticos hóteis flutuantes, recebendo a designação geral de Paquetes ou Transatlânticos.

    Na travessia de rios e lagos utilizam-se os “ferry boats”, ou balsas, que podem ter capacidade para transportar veículos, “hovercrafts”, que são barcos que se deslocam na água sobre uma almofada de ar, catamarãs e “aerobarcos”, que se deslocam impulsionados por um ventilador, e que são normalmente utilizados para acesso a zonas de águas pouco profundas.

    Também podem ser usados os barcos a vapor, com acionamento por rodas, chamadas “rodas de água”, que são uma atração turística em certos países, como por exemplo no rio Mississipi, nos Estados Unidos da América.

    Nalguns países subdesenvolvidos utilizam-se canoas e caiaques, a remo ou à vela, para transporte de pessoas.

    Os barcos destinados ao transporte de carga, designados por cargueiros, são dos seguintes tipos.

    - Graneleiros, para transporte de carga a granel.

    - Porta Contentores, destinados ao transporte de contentores.

    - Navios de carga geral.

    - Navios Ro-Ro (Rol on – Rol off), nos quais a carga é carregada ou descarregada na horizontal, sobre rodas.

    - Navios tanque, nos quais se incluem os petroleiros, destinados ao transporte de substâncias químicas.

    Os navios de transporte de pessoas ou de carga possuem escaleres, um tipo de barco movido a remos, e que é utilizado em caso de naufrágio.

    A imagem mostra a foto de um barco petroleiro.

  2. 2

    MARINHA DE GUERRA

    A Marinha de Guerra dispõe de vários tipos de barcos adaptados à especificidade da sua missão, quer nas ações de guerra, quer no patrulhamento das zonas costeiras e águas internacionais.

    Os tipos de barcos utilizados são os Porta-aviões, os Couraçados, os Cruzadores, os Torpedeiros e Contratorpedeiros (Destroyers), as Fragatas, as Corvetas, os Draga-minas, os Submarinos e as Lanchas de desembarque.

    A Marinha de Guerra possui ainda Navios-Escola, para treinamento dos futuros oficiais e marinheiros.

  3. 3

    BARCOS DE PESCA

    Os barcos de pesca têm uma designação comun: pesqueiros.

    Nas grandes frotas pesqueiras, os barcos utilizados têm a capacidade de processar industrialmente o produto da pesca, sendo por isso conhecidos como barcos-fábrica.

    As embarcações destinadas à caça da baleia são os baleeiros.

    Nalguns países, como Portugal, são utilizados na faina da pesca barcos de menores dimensões, as traineiras.

  4. 4

    BARCOS DE RECREAÇÃO E ESPORTE

    O barco de recreação mais conhecido é o iate, que é em muitos casos um verdadeiro apartamento de luxo. Os iates podem ser movimentados por velas, por motor, ou por ambos.

    Do ponto de vista esportivo existem várias competições com barcos, cujas provas se chamam regatas, a remos, à vela, ou com motor (a motonáutica).

    Nas competições de barcos à vela (vela ligeira) existem as seguintes classes de barcos, que competem separadamente, sendo as seguintes as mais conhecidas: 420, 470, strar, snipe, dragão e laser.

    As provas de remo disputam-se em barcos tipo scull, em que cada remador manobra 2 remos, e tipo shell, onde cada remador dispõe de apenas 1 remo.

    As tripulações destes barcos variam de 1 a 8 remadores, podendo também contar com a presença de um timoneiro, que impõe o ritmo das remadas.

    A regata de barcos a remos mais conhecida é a “Oxford – Cambridge”, realizada no rio Tamisa, em Inglaterra e que opõe as tripulações daquelas universidades.

    Nas provas de motonáutica participam os barcos das seguintes classes: F1H2O, Hidroplano, V24, Classe 1 e S850.

  5. 5

    BARCOS DE AJUDA À NAVEGAÇÃO

    De entre os barcos de ajuda à navegação salientam-se:

    - Os quebra-gelos, destinados a partir as camadas de gelo que se encontram nas zonas mais frias dos oceanos, designadamente no Oceano Polar Ártico e no Oceano Polar Antártico.

    - Os rebocadores, que têm a finalidade de auxiliar os navios em certas manobras, como por exemplo a atracação. Distinguem-se os rebocadores de porto e de alto mar, estes mais virados para operações de socorro em alto mar.

Comentários
blog comments powered by Disqus