» Hobby » Atividades Recreativas » Como conhecer os melhores circuitos de mountain bike

Como conhecer os melhores circuitos de mountain bike

Galeria
Como conhecer os melhores circuitos de mountain bike

Neste artigo vamos conhecer o que é o mountain bike, as disciplinas que o compõem e as principais provas desta modalidade esportiva individual praticada com uma bicicleta própria.

O mountain bike é uma modalidade de ciclismo que nasceu como esporte em meados da década de 50 do século XX, no estado norte-americano da Califórnia.

Este esporte pode ser praticado em caminhos de montanhas, em estradas de terra, em parques, terrenos ou mesmo dentro das cidades.

As provas esportivas de mountain bike e as regras deste esporte são reguladas pela Union Cycliste Internationale (UCI), que foi fundada no ano de 1990, situando-se a sua sede na cidade de Aigle, na Suíça.

A imagem mostra uma prova de moutain bike.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    AS BICICLETAS DE MOUNTAIN BIKE

    As bicicletas utilizadas para a prática de moutain bike são conhecidas pelo acrónimo “BTT”, que significa “bicicleta todo o terreno” e têm caraterísticas diferentes das bicicletas usadas nas outras modalidades do ciclismo.

    Os pneumáticos são mais largos e o seu rasto é cardado. Os amortecedores são instalados nas partes anterior e posterior (frente e atrás) da bicicleta.

    As “BTT” têm um “quadro” (o guiador) que é normalmente direito e mais resistente que os das restantes bicicletas.

    A “caixa de velocidades” apresenta nos dias de hoje 20 relações de velocidade, semelhantes às das bicicletas para as provas de estrada.

  2. 2

    AS DISCIPLINAS DE “MOUNTAIN BIKE”

    A modalidade de mountain bike é constituída por diversas disciplinas, na sua generalidade designadas por palavras inglesas: “Cross-country” (“XCO”), “Trip Trail”, “Downhill”, “Freeride”, “4X”, “Trial”, “BMX” e “Enduro de Regularidade”.

    Destas disciplinas as mais conhecidas são:

    - “Cross-country” ou corta mato: realiza-se em estradas de terra, com acidentes próprios do campo (árvores, raízes, etc.) e com vários caminhos com subidas e descidas.

    - “Trip Trail”, também conhecida como “Maratona”, que é uma prova de longa duração, com percurso em estradas de terra.

    - “Downhill” (literalmente “descida da colina”), que também pode ser disputada nas cidades, com várias descidas em terrenos com várias irregularidades.

    - “BMX”, que é uma competição disputada num circuito de obstáculos.

  3. 3

    PRINCIPAIS PROVAS DE MOUTAIN BIKE

    Uma das principais provas internacionais de mountain bike são os Jogos Olímpicos. A modalidade estreou-se, com a disciplina de “Cross-country” nos jogos de 1996, realizados na cidade norte-americana de Atlanta. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 foi introduzida a disciplina de BMX SX”, ou seja, “BMX Supercross”.

    Outras provas importantes são a “Taça do Mundo de Crosscountry” e os “Campeonatos do Mundo de Mountain Bike”, com provas que, no ano de 2012, se realizarão, entre outros, no Brasil (Natal, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, por exemplo), na África do Sul, na Austrália e em França.

    No Brasil uma das competições mais importante é o “Campeonato Brasileiro de Downhill”.

Comentários
blog comments powered by Disqus