» Hobby » Atividades Recreativas » Como conhecer todas as competições de ciclismo

Como conhecer todas as competições de ciclismo

Galeria
Como conhecer todas as competições de ciclismo

O ciclismo é uma modalidade desportiva praticada com uma bicicleta, que nasceu em Inglaterra nos finais do século XIX; o seus praticantes são designados por “ciclistas”.

É hoje um desporto profissional, que tanto se pode praticar em estrada, como em pista, sendo as de estrada as mais populares e mais importantes.
Embora nas provas de estrada os ciclistas corram integrados em equipas, o ciclismo é um desporto individual, maioritariamente masculino, e com uma predominância europeia.

As provas de ciclismo, ou “velocipédicas”, em estrada são compostas ou por um conjunto de corridas, chamadas de “etapas”, ou por uma única corrida.




Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    As etapas podem ser disputadas com todos os ciclistas correndo juntos (“etapas em linha”), chamando-se ao conjunto dos ciclistas o “pelotão”, ou com cada ciclista correndo sozinho (“etapas contra-relógio”), com o objetivo de fazer o menor tempo na etapa.

    Os ciclistas podem ser especialistas no “contra-relógio”, a subir montanhas (os “trepadores”) ou em lançar um forte ataque no momento do final da etapa (os “velocistas” ou “sprinters”).

    As competições de pista, masculinas e femininas,, realizadas nos “velódromos”, incluem provas de “sprint” (individual e por equipas), “contra-relógio” e de “perseguição” (individual e por equipas).

    O ciclismo é modadalidade olímpica masculina desde as primeiras olimpíadas, realizadas em 1896 em Atenas. A competição feminina estreou-se nos Jogos Olimpícos de Seul em 1988. Este desporto também faz parte dos Jogos Pan-Americanos.

  2. 2

    COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS DE CICLISMO

    As competições de ciclismo são organizadas pela “Union Cycliste Internationale” (UCI), fundada no ano de 1990, e cuja sede se situa na cidade de Aigle, na Suíça.

    As principais competições internacionais são:
    - Campeonato do Mundo de Estrada, feminino e masculino, que contempla duas provas – um contra-relógio e uma corrida em linha (resistência).


  3. 3

    - Campeonato do Mundo de Pista, masculino e feminino.

    - UCI Pro Tour.

    - UCI África Tour.

    - UCI América Tour.

    - UCI Ásia Tour.

    - UCI Europa Tour.

    - UCI Oceânia Tour.

    Os UCI Tour são competições velocipédicas masculinas, compostas por diversas provas, ganhando os ciclistas pontos conforme a sua classificação nas provas e a respetiva importância, estabelecendo-se assim um “ranking”.

    De todos os UCI Tour o mais importante é o UCI Pro Tour, que é constituído por 27 provas, todas corridas na Europa, e que estabelece o “ranking” mundial dos ciclistas. Em 2011 o primeiro classificado foi o belga Philippe Gilbert.

  4. 4



    Das provas que constituem o UCI Pro Tour, as mais importantes, que são simultaneamente as provas mais importantes do mundo, são a “Volta à França” (“Tour de France”), a “Volta a Itália” (“Il Giro”) e a “Volta a Espanha” (“La Vuelta”), competições constituídas por diversas etapas percorridas em cerca de três semanas, e que se disputam na primavera e no verão. Das três voltas a mais importante é a prova francesa.

    A Volta a França começou a disputar-se no ano de 1903, só sendo interrompida nos períodos das duas guerras mundiais. A Volta a Itália teve o seu início no ano de 1909. A Volta a Espanha correu-se pela primeira vez em 1935, mas só a partir do ano de 1955 é disputada anualmente.

    Os grandes ciclistas são o norte-americano Lance Armstrong, que venceu o “Tour” 7 vezes, o belga Eddy Merckx, vencedor do “Tour” por 5 vezes, os franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinaud, vencedores em França por 5 vezes, Louiso Bobet, vencedor da Volta a França 3 vezes, Laurent Fignon e Bernard Thévenet, os italianos Fausto Coppi e felice Gimondi, e os espanhóis Frederico Bahamontes, Miguel Induráin, vencedor do “Tour” 5 vezes e Alberto Contador, vencedor em França 3 vezes.

    Entre a senhoras destacou-se a francesa Jeannie Longo-Ciprelli.

    A UCI organiza também anualmente competições masculinas e femininas de “mountain bike” e “BMX”.

Comentários
blog comments powered by Disqus