» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como consertar uma máquina de costura

Como consertar uma máquina de costura

Galeria
Como consertar uma máquina de costura

Para aqueles que gostam de se aventurar no mundo da criatividade e da moda, as máquinas de costura são ferramentas úteis para se ter em casa. Com uma máquina de costura doméstica, você pode desenvolver seu talento e criatividade por conta própria e ainda ganhar dinheiro com isso. Além disso, você economiza muito ao executar suas próprias idéias sem ter que recorrer aos serviços de um profissional.
Apesar de ser bastante vantajoso ter sua própria máquina, é preciso que você esteja preparado para problemas de manutenção. Seguindo algumas dicas, você conseguirá solucionar os problemas de sua máquina sem correr o risco de danificá-la ainda mais, ou de ter de pagar por um serviço que pode ser executado por você mesmo:

Instruções
  1. 1

    Siga as instruções da máquina. As boas máquinas de costura possuem manuais de instruções bastante detalhados e a leitura deles lhe poupará de inconvenientes relacionados ao mau uso da máquina. Além disso, você pode solucionar muitos problemas que sua máquina apresentar apenas com a leitura atenta do manual.

  2. 2

    Antes de buscar ajuda, verifique se todos os passos da preparação da máquina foram seguidos. Você colocou a linha corretamente? O tamanho da agulha está apropriado ao tipo de tecido e linha utilizados? Ela está ligada na tomada? Há linha na bobina? A tensão do ponto está correta? Se a resposta a todas essas perguntas for “sim”, então é hora de pensar que pode realmente haver algo errado com sua máquina.

  3. 3

    Um dos acessórios mais importantes de se ter em casa quando possuímos uma máquina da costura é o óleo lubrificante. Com algumas gotinhas desse óleo, você soluciona problemas e ainda melhora o desempenho de sua máquina, pois as engrenagens e mecanismos passarão a funcionar com muito mais eficiência se lubrificados corretamente.

  4. 4

    Se o problema persistir mesmo após tentar solucioná-lo por conta própria, um técnico especializado poderá lhe ajudar. Prefira sempre os serviços autorizados de assistência técnica. Caso seja urgente e não haja um serviço do tipo em sua cidade, recorra a um técnico com referências.

  5. 5

    Se for possível para o profissional solucionar o problema dentro de sua casa, acompanhe seu trabalho de perto. Faça perguntas e certifique-se de que você não está fazendo algo errado com sua máquina, o que pode fazer com que o problema se repita. Ao término do serviço, peça ao técnico para lhe mostrar as peças quebradas ou lhe explicar o que foi feito.

  6. 6

    Exija a garantia do conserto e peça nota fiscal. Com ela, você tem respaldo para fazer suas exigências como consumidor.

Dicas e AVISOS
  • Tenha sempre a mão ferramentas simples como chaves phillips, chaves de fenda e pequenos alicates. Com eles você fará consertos simples sem ter que recorrer a um técnico.
  • Sempre que for mexer em sua máquina, certifique-se de que ela esteja desligada.
Comentários
blog comments powered by Disqus