» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como consertar ventilador

Como consertar ventilador

Galeria
Como consertar ventilador

Deu problema no seu ventilador? Quer consertá-lo? Então temos algumas dicas que irão te ajudar. Fique atento e não se esqueça de ler sempre o manual de instruções.

Instruções
  1. 1

    O ventilador está presente em milhares de residências, pois com as temperaturas elevadas, ele se tornou necessário no dia-a-dia. Os ventiladores são feitos cada vez mais com materiais frágeis, o que acaba oferecendo muitos transtornos aos seus proprietários. Um dos principais problemas identificados é o travamento geral, quando o ventilador é ligado e as suas hélices não se movem.

    Esse problema é causado pelo eixo responsável por sustentar e fazer com que a hélice funcione e gire normalmente. O problema é que além de ser muito difícil de concertá-lo, se torna bastante complicado. Nesses casos você precisa de tempo, paciência e muita atenção. Se não possui nenhuma dessas qualidades, desista.

    Primeiro passo é desligar o ventilador e tira o fio da tomada. Em seguida desmonte o aparelho. O ventilador deve começar a ser desmontado pela parte superior, onde se localiza o motor. Depois de ter chegado ao motor, abra-o com cuidado e primeiramente tire a hélice. Observe que no centro do motor tem um eixo que está meio gasto.

  2. 2

    Não se preocupe isso é comum. Isso acontece porque ele está sendo usado diariamente, então é sintoma que você não comprou para ficar parado. Depois vá até a sua cozinha e procure uma esponja de aço. Em seguida esfregue como se estivesse dando brilho a uma panela. Isso serve para que as asperezas possam ser diminuídas. Em seguida lubrifique as engrenagens e aproveite e faça o mesmo processo nos locais de movimento do aparelho. Lembrando que esse local é o do eixo que faz o ventilador movimentar-se. Depois é só montá-lo e para finalizar ligue-o.

    Possuo um ventilador de teto, tem como concertá-lo?
    Com certeza. Para começar o processo, o ideal seria você contratar um profissional mais que experiente nesse assunto. A preferência seria se esse profissional fosse indicado pela loja onde você adquiriu o produto. Para a instalação desligue a chave geral e verifique os fios elétricos. Nesse processo tome muito cuidado, para que não não se machuque. Evite misturar pás de fabricantes diferentes, pois se isso acontecer o ventilador pode cair sobre alguém. Esses acessórios devem estar a uma altura superior a 2 centímetros ou mais. Depois disso se o ventilador parar de funcionar, ele deve ser desligado no interruptor e será preciso procurar uma assistência técnica.

  3. 3

    Fique atento, pois cada ventilador tem uma temperatura especificada que segundo a ABNT essa temperatura é de 130°C. Se você achar que a temperatura está muita alta e se possível você observar que está saindo faísca, desligue-o rapidamente e procure um técnico urgente.

Comentários
blog comments powered by Disqus