» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como construir uma churrasqueira passo a passo

Como construir uma churrasqueira passo a passo

Galeria
Como construir uma churrasqueira passo a passo

Para assar um bom churrasco, sem se incomodar com muita fumaça e saber que a hora da melhor parte que é a de comer a carne, é preciso ter uma boa churrasqueira. Para construir uma que alie beleza, praticidade e que funcione corretamente expelindo a fumaça pela chaminé e não pela boca, precisa tomar alguns cuidados.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Cimento – Areia –Tijolos – Cal – Brita – Colher de pedreiro – Serra – Marreta – Lixa – Espátula – Lápis – Linha – Trena – Desempenadeira – Furadeira – Nível – Prumo.
  1. 1

    Escolha bem o local para começar a churrasqueira, pois vai ser definitivo. Nivele o piso onde vai ser começada a obra. Coloque três tijolos um do lado do outro, virados para o lado esquerdo ou direito isso depende de cada ambiente, sempre encostados na parede. Coloque depois dos três mais um virado para frente e tire a medida usando a trena.

  2. 2

    Use uma régua de madeira que seja reta e comprida e risque com um lápis, saindo do tijolo virado para frente, lado de fora e siga para o alto. Se baseie por este risco à medida que for subindo com os tijolos. Após ter feito as medidas retire os tijolos e comece a preparar a massa, que vai cimento cal e areia, massa normal para assentar tijolos.

  3. 3

    Recoloque os tijolos, agora colocando massa entre eles para colar, seguindo estes passos: Tijolo encostado na parede, vindo para o lado mais dois tijolos. Um tijolo encostado na outa parede, virado para frente e encostado atrás no primeiro tijolo. Um tijolo de curva na ponta totalizando dois tijolos virados para frente, encostados na parede.

  4. 4

    Agora um tijolo virado para frente encostado a na parede e colado no terceiro que esta para o lado. Mais um virado para frente. O terceiro é com curva na ponta mais dessa vez, colado no tijolo com o lado curvado para fora e o lado reto virado para dentro. Cole mais dois virados para dentro de forma que cheguem até o tijolo curvado encostado na parede formando um quadrado.

  5. 5

    Faça um concreto e coloque dentro do quadrado até a altura do primeiro tijolo. Feita a base é só subir colando os tijolos, utilizando meio tijolo para fazer a amarração quando preciso. Suba umas seis a sete carreiras e pare. Lembre que nos tijolos não vai reboco, por isso limpe o excesso de massa entre os tijolos antes que sequem, efetuando este processo constantemente.

  6. 6

    Em cima da sexta carreira, no lado de fora vai ser colado os tijolos cortados de comprido, deixando a parte de dentro com um vão. No lado da parede não será preciso cortar e colar tijolos, pois já tem a parede. Use a serra para cortar os tijolos. Coloque tijolos de pé na frente da churrasqueira dos dois lados e uma tábua estreita em cima. Corte os tijolos ao meio e cole uns nos outros de pé de um lado ao outro em cima da tábua.

  7. 7

    Coloque tábuas de um lado a outro da churrasqueira de forma que tampe todo o meio e cubra com concreto. Coloque três a quatro barras de ferro cortadas de forma que fiquem de um lado ao outro. E uma em cima dos tijolos de pé na frente e coloque concreto em cima dos ferros. Coloque no meio da laje a gaveta para cair cinzas.

  8. 8

    Cole mais quatro carreiras de tijolos depois do concreto colocando barras de ferro em todas as carreiras da parte da frente. Em cima e atrás da quarta carreira, cole duas carreiras de tijolos com furo virado para frente e de pé. Dos lados siga como antes e na frente deixe aberto.

  9. 9

    Como feito na parte de baixo, coloque dois tijolos de pé na boca da churrasqueira, para servir de apoio. Coloque uma tábua em cima e vai colando como na parte de baixo. Se preferir que fiquem curvados, faça um arco de madeira e vai colando em cima de lado a lado. Coloque uma ou duas barras de ferro em cima e cole mais uma carreira de tijolos.

  10. 10

    A próxima carreira cole um pouco para fora e as outras siga colando cada uma um pouco para dentro diminuindo de tamanho até chegar à chaminé. Sempre a parte de trás encostada na parede, de baixo a cima. Suba a chaminé na altura que necessite e faça uma tampa de concreto para colocar em cima. Limpe todas as sobras de massa e lixe. Faça o acabamento dentro da churrasqueira e na parte frontal cole uma peça de mármore ou granito na frente e os suportes para espeto e esta pronta.

Dicas e AVISOS
  • Coloque um material refratário dentro da churrasqueira, pois é o mais indicada para temperaturas altas.
  • Espere uma semana para poder usar a churrasqueira.
Comentários
blog comments powered by Disqus