» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como construir uma parede

Como construir uma parede

Galeria
Como construir uma parede

Para construir ou reformar uma casa ou qualquer ambiente, temos sempre que pensar além do material empregado, também na mão de obra para fazer o trabalho duro. Todos já pudemos presenciar o trabalho de algum pedreiro e admirarmos como do nada sai uma construção. Mas qualquer pessoa com um pouco de habilidade manual pode sim fazer alguns serviços de construção desde que tome alguns cuidados.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Tijolos – Massa para assentar tijolos – Colher de pedreiro – Nível de bolha – Linha de pesca – Prumo – Trena.
  1. 1

    Primeiro terá que ser feito o piso de concreto, onde será dado o inicio da parede. Feito o piso, faça a massa para o assentamento dos tijolos. Traga a massa para o lado de onde será erguida a parede, juntamente com alguns tijolos. Deixe de três a quatro tijolos espalhados em linha reta até o final de onde vai a parede, para ir pegando conforme for preciso.

  2. 2

    Veja bem antes de onde a parede vai começar. Se rente ao final do piso de concreto ou um pouco para dentro. O ponto de partida pode ser de uma viga já erguida, para esse processo coloque massa no piso de concreto e nos furos de um dos lados do tijolo de modo que cubra os furos. Encoste o tijolo com o lado que tem massa na viga e em cima da massa que esta no chão de concreto. Faça um pouco de força para que fique firme.

  3. 3

    Assente mais quatro tijolos na frente do primeiro seguindo uma linha reta. Assente uma metade de tijolo em cima do primeiro e encostado na viga. Depois da metade mais um inteiro e outro. Volte a assentar um inteiro em cima da metade, encostado na viga e siga colocando para frente. Vai ser dessa forma até o final da quarto tijolo de baixo. Um inteiro, em cima metade, depois em cima inteiro de novo. Para frente mesma coisa.

  4. 4

    O tijolo inteiro que vai ser assentado em cima tem que ficar no meio de dois tijolos de baixo. Por isso que é usada a metade de um tijolo, para isso o procedimento é cortar o tijolo com a serra. Vai ficar uma parede de quatro tijolos de altura, formando como se fosse uma escadinha. No final da parede e encostado na viga do outro lado, faça a mesma parede tipo escadinha.

  5. 5

    No tijolo de cima e partindo da viga coloque um prego na massa que esta entre meio a viga e o tijolo. Amarre uma linha de pesca no prego e puxe a linha até a outra viga do outro lado, colocando outo prego e fixando na massa do ultimo tijolo encostado na viga. Puxe bem a linha por que ela vai servir para ir assentando os tijolos em linha reta até o outo ponto. A linha pode ser colocada a cada careira, ou como preferir.

  6. 6

    Siga dessa forma até terminar a altura da parede desejada ou até o teto ou uma viga no alto se tiver. Termine sempre uma careira de tijolos numa altura de quatro para cima e para frente, depois verifique se esta no prumo para a parede não ficar torta para dentro e nem para fora. Também use o nível de bolha na parte de cima dos tijolos para ver se esta reta. Siga estes passos até o final da parede e o serviço sairá corretamente.

Dicas e AVISOS
  • Vai tirando o excesso de massa com a colher de pedreiro e colocando de volta na caixa para reaproveitar.
  • Caso a parede não tenha vigas prontas faça uma altura de um metro e meio e faça vigas para prosseguir com a parede, sob o risco de desabar e perder todo o trabalho.
Comentários
blog comments powered by Disqus