» Hobby » Como Construir uma Pipa

Como Construir uma Pipa

Galeria
Como construir uma pipa com materiais simples

Como construir uma pipa é uma atividade fácil e divertida tanto para crianças quanto para adolescentes e mesmo adultos que apreciam a brincadeira. Em casa, qualquer pessoa pode aprender como construir pipa simples de papel com um passo a passo que exige materiais encontrados em qualquer papelaria.

Pode-se até mesmo usar materiais recicláveis para como fazer uma pipa diferente de sacola, por exemplo. A pipa também chamada de papagaio, pandorga ou raia funciona como um brinquedo que voa, graças à oposição entre vento e força, além da corda que é segurada por quem empina a pipa, chamados pipeiros.
Embora muito popular no Brasil, a pipa tem origem na China antiga, por volta do ano 1200 a. C., quando eram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Tanto os movimentos que faziam como as suas cores possuíam significados diferentes, que ajudam a transmitir uma mensagem à distância.

Atualmente, existem diferentes modelos, os mais conhecidos são o albatroz, carambola, Maranhão ou pipa carioca, arraia e a pipa asa delta. Essa última você aprenda a como construir no passo a passo seguinte.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • - papel de seda colorido - 4 varetas de bambu ou japonesa - cola - tesoura - linha 10 corrente
  1. 1

    Corte quatro varetas de 43 cm cada. As varetas podem ser de bambu ou japonesa com 4 mm.

  2. 2

    Dobre uma folha de papel de seda quadrado, unindo às pontas, para que se forme um triângulo. Cada lateral do quadrado deve ter 43 cm.

  3. 3

    Corte no vinco da folha dobrada, o que vai resultar em dois triângulos menores. Depois, unia-os novamente, colando os dois triângulos pelo menor lado.

  4. 4

    Cole as varetas no triângulo para dar pipa firmeza à estrutura da pipa. Inicie colando a vareta central, onde os triângulos foram unidos.

  5. 5

    Cole as outras duas varetas, uma em cada lateral do triângulo.

  6. 6

    Amarre a quarta vareta, no sentido horizontal, devendo se encontrar com as demais varetas na altura da ponta do triângulo, onde elas se unem. Faça um furo em cada vareta já colada para amarrar a quarta vareta, que deve ficar três dedos para fora do corpo da pipa.

  7. 7

    Faça o estirante (linha que passa pela pipa), de modo que ele fique no lado oposto das varetas. Faça dois furos pequenos onde as varetas se encontram, passe uma linha que atravesse o papel no cruzamento das varetas e um nó.

  8. 8

    Estique a linha até a vareta de uma das laterais e depois continue esticando a linha até a ponta da vareta central, na parte de baixo.

  9. 9

    Faça as rabiolas (cauda da pipa) e cole na extremidade inferior.

Dicas e AVISOS
  • 1 – Se a pipa não realiza círculos grandes, significa que a rabiola não é apropriada, sendo necessário fazer uma rabiola mais leve e aumentar o seu comprimento. Também prefira um estirante mais curto.
  • 1 – Caso a pipa esteja se inclinando para um lado, é porque ela está desequilibrada. Nesse caso, é preciso verificar se os estirantes laterais superiores são iguais. Deixe-os mais longos ou curtos, a fim de aumentar o peso da pipa do lado que vai para cima.
Comentários
blog comments powered by Disqus