» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como consultar a placa de um veiculo

Como consultar a placa de um veiculo

Galeria
Como consultar a placa de um veiculo

Atualmente com o vai e vem de veículos pelas ruas das grandes cidades muitos problemas acontecem como infrações de trânsito, acidentes e muito mais. Você mesmo já pode ter sido surpreendido alguma vez em sua casa com uma multa por um fato que você nem imaginava que havia acontecido.

Para evitar estas desagradáveis surpresas é bom consultar periodicamente a placa de seu veículo junto ao DETRAN, pois muitas vezes as multas chegam quando não temos condições de efetuar os pagamentos e saber com antecedência de um fato ocorrido pode ajudá-lo a se preparar para pagar a multa ou mesmo recorrer da mesma.

Outro ponto importante é saber como se consultar a placa de um veículo quando se compra um usado e verificar se os documentos estão em dia, pois depois de adquiri-lo você passa a arcar com todos os custos do veículo e, certamente não quer sair no prejuízo.

Consultar a placa de um veículo é muito fácil, se você deseja saber como fazer siga os passos abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Acesso a internet
  • Um computador
  1. 1

    Entre no site do DETRAN de seu estado, por exemplo: se você mora em Minas Gerais deverá acessar o site do DETRAN MG, para o estado de São Paulo o site será o DETRAN SP e assim por diante. Você pode buscar na internet o site do DETRAN de seu estado caso não o saiba.

  2. 2

    Localize a opção “Veículos” e em seguida a opção “Consulta situação do veículo” ou “Pesquisa de multas/dados do veículo” de acordo com o site de cada estado. Alguns sites podem solicitar que você faça um cadastro antes de efetuar consultas, caso isto ocorra basta preencher os dados solicitados para ter acesso.

  3. 3

    Preencha os dados do veículo como o número da placa (as três letras e os quatro números em sequência) e caso seja solicitado preencha também o número do chassi do veículo. Em seguida preencha os caracteres de segurança quando solicitado e clique em “pesquisar”.

  4. 4

    Será exibida a página com os dados do veículo como último IPVA pago, data do último licenciamento e do pagamento do DPVAT. Caso haja alguma multa o sistema irá informá-lo através de um link onde você pode clicar para visualizar as infrações. Caso deseje poderá imprimir esta página pressionando o comando “Ctrl+P” em seu computador.

  5. 5

    Ao final da consulta basta fechar a página para sair do sistema.

Dicas e AVISOS
  • Cada estado possui um site específico do DETRAN, procure se informar a respeito do site referente ao seu estado.
  • Você também poderá consultar a situação de um veículo indo diretamente a sede do DETRAN em sua cidade.
  • Caso o veículo seja de um estado diferente de onde você se encontra é necessário consultá-lo no site do DETRAN do estado de origem do veículo.
Comentários
blog comments powered by Disqus