» Dinheiro » Leis e Normas » Como consultar processos

Como consultar processos

Galeria
Como consultar processos

Os processos criminais e cíveis estão vinculados aos tribunais de Justiça de cada estado ou Distrito Federal, por exemplo, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, do Estado de São Paulo e assim por diante. Por isso, para consultar um processo via internet que seja criminal ou cível você deverá procurar o Tribunal que corresponde ao Estado onde tramita o processo.

Acompanhe o passo a passo e veja que consultar um processo não é um bicho de sete cabeças.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para consultar um processo, vamos utilizar como exemplo o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, lembrando que o processo deverá ser consultado no tribunal correspondente ou em casos de recursos no STJ. Acesse o site do TJSP e procure pela informação “consulta de processos”. No caso do TJ do estado de São Paulo, está localizado no canto superior direito.

  2. 2

    Você vai precisar de algumas informações, entre elas qual o tipo de pesquisa que deseja realizar, as opções são: Processos em 1ª ou 2ª estância, colégio recursal, execução fiscal estadual, VEC, decisões do 2º grau (consulta realizada pelo número do processo ou do registro) ou jurisprudência.

  3. 3

    Após escolher uma das alternativas para o tipo de pesquisa, digite o número do processo, que provavelmente foi informado a você juntamente com a cópia do processo. Aguarde enquanto o sistema realiza a pesquisa. Após abrir a tela seguinte, clique em cima do processo correspondente de acordo com as informações que foram fornecidas por você.

  4. 4

    Você pode consultar também casos de jurisprudência, que são aqueles em que o Juiz se baseou em um caso semelhante para dar uma sentença, neste caso a consulta é livre, ou seja, não precisa de informações como número de processo ou OAB do advogado que está cuidando do caso.

Dicas e AVISOS
  • Nos sites correspondentes você pode consultar andamento de processos, ver despachos e decisões de processos, ver sentenças e outras informações relacionadas ao processo.
  • A instância superior dos tribunais é o STJ (Superior tribunal de justiça), então se o seu processo coube um recurso é no site do STJ que a consulta deverá ser realizada.
  • Essas informações são fornecidas sempre pelo órgão competente ou advogado que está com o processo. Sempre solicite uma cópia.
  • Para consultar processos relacionados à aposentadoria acesse o site da Previdência e informe o número do processo, do beneficio e o CPF sem espaços, pontos ou traços.
  • No caso de processos trabalhistas eles tramitam na Vara de Trabalho, e os tribunais correspondentes são vinculados a cada região, por exemplo, TRT 1º Região (Rio de Janeiro), TRT 2º Região (São Paulo).
Comentários
blog comments powered by Disqus