» Tecnologia » Software » Como contar os caracteres de um texto

Como contar os caracteres de um texto

Galeria
Como contar os caracteres de um texto

Antigamente era complicado saber quantas palavras ou letras formavam um texto. Isso só era possível com a contagem de cada caractere utilizado para formar uma frase ou expressão. As máquinas de escrever eram as grandes aliadas de escritores ou pessoas que precisavam trabalhar com grandes volumes de textos.

Hoje, com o advento da utilização do computador e de editores de texto virtuais, esse tipo de tarefa se tornou muito simples. É fácil descobrir como anda sua produção, seja por curiosidade ou por necessidade, já que algumas tarefas exigem um número mínimo ou máximo de caracteres que podem ser utilizados durante todo o texto.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Fazer esse tipo de verificação pode poupar o trabalho de ter que apagar informações que ultrapassam a necessidade ou para descobrir quantos caracteres já foram utilizados em todo o documento e ajudar a finalizá-lo. Seja para trabalhos feitos para a faculdade ou escola, ou para relatórios importantes que serão entregues na empresa, descobrir alguns truques e atalhos pode facilitar o seu dia a dia.

    Existem formas diferentes para contar quantos caracteres o texto possui, que variam de acordo com a versão do editor de texto.

  2. 2

    No Microsoft Office Word 2010, com o arquivo aberto, clique no menu "Revisão" e procure a opção "Contar palavras", na aba "Revisão de texto". Clique na opção escolhida e acompanhe como anda o progresso de seu trabalho com as estatísticas completas como o número de páginas, palavras e caracteres com ou sem espaço. E também o número de parágrafos e linhas.

    Outra forma, mais simples e rápida, é procurar pelo ícone "palavras", localizado na barra de tarefas que fica na parte inferior do documento. Os dois procedimentos geram os mesmos resultados, mas esse último é mais eficiente e poupa tempo. As estatísticas de contagem de palavras e caracteres são feitas a partir da leitura de todo o documento. Para saber especificamente sobre uma parte dele, basta selecionar a quantidade de texto que for necessária e fazer novamente a contagem. Você saberá exatamente quanto espaço já foi utilizado naquele determinado trecho.

  3. 3

    No pacote Office Word 2003, a forma de encontrar as estatísticas a respeito de como fazer a contagem do número de caracteres é um pouco diferente. Vá até o menu "Arquivo" e escolha a opção "Propriedades". Em seguida, será aberta uma nova janela com várias opções de propriedades daquele documento. Selecione a aba estatísticas e confira todos os dados a respeito daquele documento de texto.

Comentários
blog comments powered by Disqus