» Tecnologia » Software » Como cortar um gif

Como cortar um gif

Galeria
Como cortar um gif

Você está com uma imagem no seu computador e gostaria de fazer um recorte nela? Pois então, se você já sabe que o formato dela está em GIF, isso já é um bom começo, pois isso mostra que você não é um leigo na computação. E ainda, possui conhecimento sobre o formato da imagem que está querendo trabalhar.

Do conceito básico, GIF é um formato de arquivo de imagem, e sua sigla significa ‘graphic interchange format’, que a sua tradução quer dizer ‘formato gráfico de intercâmbio’. Esse formato foi criado pela a empresa CompuServe. Ele pode ser utilizado em imagens estáticas e também, nos famosos GIF animados. Aquelas imagens com animações bem simplórias.

Diferente dos outros formatos de imagens disponíveis como JPEG e PNG, ele apresenta uma paleta de 256 cores, ou seja, poucas coras para um arquivo digital. É recomendado que utilize esse formato para ícones e imagens que não sejam tão realistas. Mas se sua foto de família, ou aquele evento social foi salvo nesse formato, mãos à obra para o recorte. Lembrando que aqui será apresentado um recorte simples:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    1) Selecione com qual software de edição de imagens você pretende trabalhar. Hoje temos uma lista imensa para se trabalhar, como o Paint, GIMP, Illustrator, CorelDrawn e Photoshop. Eu vou utilizar o Paint 2010.

  2. 2

    2) Clique com o botão direto do mouse sobre a imagem que pretende recortar.

  3. 3

    3) Escolha a opção Abri com > Paint.

  4. 4

    4) Com a imagem aberta no software, vá na ferramenta Selecionar.

  5. 5

    5) Dentro da ferramenta Selecionar clique em Selecionar Tudo.

  6. 6

    6) Agora sim, você deve clicar na ferramenta Cortar. Veja que ela fica ao lado da ferramenta selecionar, e você só conseguirá ativá-la após ter feitos os passos anteriores.

  7. 7

    7) Ao lado da sua imagem, irão aparecer os ícones para que você enfim, faça o recorte.

  8. 8

    8) Selecione o ícone e o arraste para conseguir fazer o recorte necessário. Nesse tipo de recorte, terá apenas como recortar de forma retangular ou em quadrado a imagem.

  9. 9

    9) Após realizar todo o recorte necessário, salve a sua imagem em Salvar. E pronto você terá a sua imagem GIF recortada.

Dicas e AVISOS
  • Você pode utilizar esse tipo de recorte para qualquer formato de imagem, seja GIF, PNG, JPEG, e outros.
  • Lembre-se que para cada software escolhido para efetuar o procedimento de recorte, terá outro formato.
  • O Software Gimp citado acima é um software livre com funções similares ao do programa profissional Adobe Photoshop.
Comentários
blog comments powered by Disqus