» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como costurar a mão

Como costurar a mão

Galeria
Como costurar a mão

Costurar a mão é um hábito que aos poucos está ficando de lado. Com isso se perdeu a prática e pra quem não sabe, fica difícil de aprender aprender. Neste artigo vamos dar dicas de como fazer uma costura a mão bem firme e que não fique estourando linha na primeira lavagem da peça.
Saber costurar é uma saída para consertar roupas, ajustar, aumentar, diminuir bainhas e medidas, ou adicionar um novo elemento na roupa para dar um toque personalizado. Tudo isso e muito mais é possível fazer apenas com linha e agulha na mão.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Agulha, linha, tesoura, dedal e giz.
  1. 1

    Escolha a cor da linha no mesmo tom do tecido, dessa forma não ficará aparecendo sombra de outra cor na dobra da costura.
    Defina a agulha que irá usar. É importante ter atenção a esse detalhe, se o tecido for grosso, use agulha maior, por ser mais grossa para não quebrar com facilidade. Já para os tecidos mais finos, prefira agulha menor para que o furo não fique alargado e danifique o tecido.

  2. 2

    Ponha o tecido no lado do avesso em cima de uma base reta e marque com um giz onde será feita a costura. Em seguida, enfie a linha na agulha (essa deve ser de cor diferente do tecido para ficar destacada) sem dobrar a linha. Use apenas uma perna, ou seja; a linha simples e dê um nó frouxo no final.
    Agora siga a marca feita com o giz costurando com pontos largos. Insira a agulha no tecido, dê uma pequena distância e siga descendo e subindo com a agulha. Essa é a parte de alinhavar.
    Ao terminar, experimente e verifique se a roupa está como deseja.

  3. 3

    Chegou a hora de costurar. Pegue a linha certa para o tecido, coloque na agulha, tire o tecido da mesa e deixe a mão flexível (não fique com o punho reto).
    Faça os pontos definitivos bem pequenos procurando não enrugar o tecido do seguinte modo: fure o pano na mesma linha em que fez o alinhavo, desça a agulha com o tecido esticado e firme (pode apoiar no dedo como se estivesse querendo enrolar o tecido na mão). Depois faça outro furo subindo, mas tem que ser um ponto bem juntinho para a costura não ficar com falhas.

Dicas e AVISOS
  • Enquanto aprimora a prática, use um dedal para não furar o dedo.
  • Para costurar melhor use bastidor de bordado (2 peças de madeira de tamanho diferente em formato de aro) para facilitar a costura, pois ele estica o tecido e terá melhor visualização dos pontos.
  • Não use a agulha se estiver enferrujada.
Comentários
blog comments powered by Disqus