» Hobby » Como Costurar em Casa

Como Costurar em Casa

Galeria
costurando

Seja manualmente ou na máquina, a costura representa a possibilidade de criar novas peças de vestuário e decoração, fazer pequenos consertos ou mesmo deixar roupas mais antigas com uma nova cara.
Aprender a costurar em casa é possível, podendo se transformar num hobby ou, quem sabe, um pequeno negócio.
Para começar, é importante anotar algumas dicas e passos importantes que vão transformar a costura numa atividade divertida. Saiba tudo o que você precisa para mergulhar no mundo criativo da costura.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Tenha os materiais principais para começar seus trabalhos. Em sua caixa de costura deve sempre ter:

    - tesouras – uma grande para os trabalhos maiores e outra mais pequena para cortar linha e pequenos trabalhos. Aposte na qualidade das tesouras para que seus tecidos sempre fiquem bem cortados.
    - linhas de cores variadas para utilizar em diferentes projetos
    - agulhas de diferentes tamanhos
    - alfinetes
    - fita métrica
    - tecidos variados
    - botões de diferentes tamanhos e formatos.

    Para trabalhos maiores e mais elaborados, pense em adquirir uma máquina de costura. Pode começar com uma mais simples para ir aprendendo e ganhando experiência.
    Os restantes materiais, podem ser adquiridos na medida que forem sendo necessários.

  2. 2

    Tenha um espaço próprio para costurar, principalmente se está pensando em fazer desta atividade um negócio. É fundamental, tudo estar bem organizado, para ser mais fácil chegar nos materiais necessários. Crie seu método e organização e proteja todos seus materiais.
    Para tornar o trabalho mais agradável, aposte num ambiente bem a seu gosto, com suas cores preferidas. E não esqueça que a costura é um trabalho de detalhe, por isso você vai precisar de boa iluminação, seja natural ou artificial.
    Se não for possível ter uma divisão para servir de cantinho de costura, arranje um espaço na sala, ou outra divisão, e deixe ele bem bonito e prático.

  3. 3

    Aposte na formação! Se você está começando, procure dicas e inspiração em sua volta. Use a internet para ver sugestões e até assistir ao passo a passo de variados projetos. Quem pretende costurar em casa como forma de ganhar um dinheiro extra, vai beneficiar de fazer alguns cursos de técnicas de costura básicas e trabalhos específicos para começar aprendendo.
    Tem também muitas revistas que podem dar uma ajuda com moldes e explicam direitinho como fazer cada passo. Peça dicas e tire dúvidas com alguém com mais experiência. Por vezes existem truques bem simples que ajudam a fazer os trabalhos de forma mais perfeita e rápida.
    Depois é usar a imaginação e ser ousada, sem ter medo de errar.

Dicas e AVISOS
  • Aprenda com calma. A perfeição chega com a experiência. É natural que nas primeiras tentativas não fique tudo perfeito. Se não ficou como pretendido, desfaça e comece de novo.
  • Tenha tudo sempre bem organizado, desde os materiais aos projetos. Quando for começar um trabalho verifique tudo o que você vai precisar e separe. Assim fica mais fácil ver o que está faltando.
  • Seja criativa! Se inspire em outros trabalhos mas sempre dê seu toque pessoal na hora de costurar. Um lacinho, um botão num formato diferente, uma costura mais elaborada, são algumas sugestões que tornarão seus trabalhos únicos.
  • Não use suas tesouras da costura em outros materiais, como para cortar papel. Isso vai danificá-las mais rapidamente e na hora de cortar os tecidos, o corte não vai ficar perfeito.
Comentários
blog comments powered by Disqus