» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como costurar um lençol

Como costurar um lençol

Galeria
Como costurar um lençol

Quando se entra num quarto o que mais chama a atenção é a cama, e sendo ela a peça central do cômodo, a disposição dos outros móveis gira em torno dela, então, é indispensável que esteja bem arrumada, com almofadas, travesseiros e claro, uma colcha bem bonita para dar o toque final.
Na hora de deitar, a mesma beleza deve estar presente no lençol, capas de travesseiros, sobre lençol e edredom, importante ter aquela sensação de aconchego para que se tenha um sono gostoso, e um lençol bem esticado faz a diferença, porque nada mais chato que cada vez que virar na cama o lençol se enrole.
A seguir, daremos algumas dicas que lhe ajudarão a costurar um lençol, de maneira que fique bem ajustado na sua cama deixando-a confortável na hora de dormir.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de comprar o tecido da sua escolha é necessário medir com uma fita métrica o tamanho do colchão para evitar que falte tecido na hora da costura. Meça a largura, o comprimento e mais a altura do colchão adicionando a esta mais uns 15 ou 20 cm para fazer dobra que fica sob o lençol onde será colocado o elástico.
    A quantia de elástico depende do tamanho do colchão, mas a medida é feita como a metade de cada lado, por exemplo, 1 metro de elástico para 2 metros de comprimento de tecido , isso para cada lado, portanto, 4 metros de elástico no total.
    Com tecido na mão, coloque sobre o colchão com a parte do avesso para cima, porque fica do lado certo para costurar, marcando os cantos bem ajustados com alfinetes, ou se preferir, alinhave. Lembre de comprar a linha para costurar da mesma cor do tecido.
    Costure na máquina os cantos na linha do alinhavo e corte as sobras. Após, faça uma dobra dupla de aproximadamente 1 cm . Depois de pronta esta costura, será o momento de colocar o elástico, que deverá ser costurado esticado para que possa se ajustar no colchão, deixando o lençol firme e bem estendido.
    Alguns tecidos são mais apropriados e combinam melhor a esse tipo de trabalho, principalmente a malha ou o percal, pelo fato de possuírem algodão na sua composição. O cetim também é usado para confecção de lençol, que fica muito bonito e muito gostoso de dormir. Como se pode ver, costurar um lençol que fique do jeito que se quer é muito simples e você ainda poderá fazer outras peças combinando, como por exemplo, as fronhas e o sobre lençol.

Comentários
blog comments powered by Disqus