» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como costurar um shorts

Como costurar um shorts

Galeria
Como costurar um shorts

Os shorts estão sempre presentes no guarda-roupa de mulheres que vivem em países tropicais como o Brasil. Em versão básica, casual, esporte, sexy ou de alfaiataria os shorts são bonitos, versáteis e muito confortáveis. O mercado oferece inúmeros modelos com preços que cabem em todos os bolsos. Ainda assim, existe uma alternativa muito mais divertida e recompensadora que vem sendo adotada pelas consumidoras: criar a própria coleção de shorts. Hoje, o material para confeccionar as peças está disponível em diversas lojas de armarinho e artesanato em todo o país. Além disso, há novas ferramentas que facilitam a criação além de muita informação em revistas especializadas.

Decidir “colocar a mão na massa” é ideal para soltar a criatividade e de quebra, economizar. Vender os modelos também é uma ótima chance de complementar a renda já que as mulheres estão constantemente em busca de roupas exclusivas e cheias de personalidade. Apresentamos aqui um roteiro simples para iniciantes que desejam começar a criar seus próprios shorts.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Tecido
  • Molde do short
  • Alfinetes
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Lápis ( para marcação)
  • Máquina de costura
  • Elástico
  • Linhas (da cor do tecido ou em um tom mais próximo)
  1. 1

    Escolha qual o estilo do seu shorts. Dê preferência aos modelos simples, sem cintos, bolsos ou detalhes mais elaborados. Busque inspiração em revistas especializadas, principalmente aquelas que já trazem o molde da peça no papel.

  2. 2

    Escolha o tecido. Dê preferência às malhas ou tecidos leves para criar seu shorts simplificado. Ouse na combinação de cores e estampas para personalizar a peça.

  3. 3

    Coloque o molde de uma perna sobre o tecido dobrado e espete com alfinetes todo o contorno da peça para mantê-la firme. Deixe um espaço de aproximadamente 2 cm em torno de toda a peça e marque com o lápis. Corte com a tesoura sobre a marcação. Repita todo esse procedimento para a outra perna usando o molde específico para tal.

  4. 4

    Pegue uma das pernas do short e mantenha o tecido dobrado com a parte da estampa virada uma para a outra. Alfinete para manter o tecido firme. Passe a máquina de costura em toda perna (evitando a parte do “cavalo”). Faça o mesmo procedimento para a outra perna.

  5. 5

    Coloque as duas pernas lado a lado com a parte do “cavalo” virada uma para a outra. Alfinete esta parte e depois passe a máquina de costura. Desvire o shorts.

  6. 6

    Para fazer a cintura do shorts, dobre a barra e passe a máquina de costura. Deixe um pequeno espaço aberto para colocar o elástico.

  7. 7

    Dobre a extremidade das duas pernas do short e passe a máquina de costura em cada uma para fazer as barras.

Dicas e AVISOS
  • Personalize ainda mais o seu short com acessórios da moda como broches
  • Evite utilizar elásticos muito apertados na cintura
  • Lembre-se de tirar todos os alfinetes antes de provar a peça
Comentários
blog comments powered by Disqus