» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como costurar um sofá rasgado

Como costurar um sofá rasgado

Galeria
Como costurar um sofá rasgado

Um sofá velho e rasgado pode se tornar uma ótima peça de decoração, além de você reaproveitá-lo e não precisar gastar com um sofá novo, você ainda ganha um sofá único e com a sua cara. Se o seu sofá estiver rasgado, confira dicas especiais para costurá-lo e deixá-lo elegante para enfeitar a sua sala.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Tecido
  • Alfinetes
  • Cola de grampo
  • Removedor de grampo
  • Grampos
  • Molas
  • Enchimento
  1. 1

    Consertar um sofá rasgado pode ser mais difícil do que parece. Primeiramente, identifique as partes do sofá que você precisará trocar, para que você saiba a quantidade de tecido que você precisa. Avalie também se você precisa trocar o enchimento e as molas, para que fique confortável. Dependendo do modelo do sofá que você escolher, você pode precisar de mais tecido para fazer a saia.

  2. 2

    Com o removedor de grampos, retire os grampos da parte rasgada, um a um, e retire a parte danificada com cuidado. Verifique se as molas precisam ser trocadas ou apertadas, forçando no acento, e substitua as que precisarem. Se precisar trocar as almofadas, aproveite para fazer agora, pois as espumas velhas e amassadas não sustentam o novo tecido.
    Se o sofá tiver capitonês (botões) retire-os com cuidado. Escolha sempre tecidos próprios para forrar sofá, de peso moderado ou leve, pois são mais fáceis de trabalhar do que os tecidos pesados.

  3. 3

    Use os pedaços de tecido velho que você retirou de sofá como molde para os tecidos novos. Uma boa ideia para deixar os sofás com um ar divertido é usar diversos retalhos coloridos e espantados, que combinem entre si em todo o sofá. Outra ideia é usar rendas e bordados em partes estratégicas, pois enfeitam o sofá sem deixá-lo pesado.
    Lembre-se de deixar um dedo e meio a mais de cada lado do tecido, para quando for costurar não faltar. Cada vez que você cortar uma parte da peça do sofá, mantenha-as unidas com alfinetes, para não misturar e perder as partes. Você pode também numerar as partes do sofá e marcar a numeração das peças, para ficar mais organizado.

  4. 4

    Cole as peças novas na almofada do sofá com a cola de grampo, para que fixa no sofá, e estique bastante. Esse trabalho vai precisar de mais de uma pessoa para esticar o tecido e grampeá-lo na almofada e na madeira do sofá.
    Grampeie todas as partes do sofá que precisam ser substituídas, tomando cuidado para que nenhum grampo fique aparente. Por ultimo, encaixe as almofadas e cole-as, deixando-as bem firme.


Comentários
blog comments powered by Disqus