» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como costurar uma saia

Como costurar uma saia

Galeria
Como costurar uma saia

A saia é uma peça de roupa bem fácil de costurar. Dependendo do modelo, costurar uma saia é bem simples. Se você está pensando em costurar uma saia comprida estes são os passos que deve dar. Antes de mais tenha em atenção o tecido escolhido. Para uma saia comprida e fluida, nada melhor do que tecidos leves e esvoaçantes. Caso o tecido seja ligeiramente transparente é aconselhado comprar um tecido extra para o forro. Venha saber como costurar uma saia com o passo a passo que se segue.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Máquina de costurar ou à mão
  • Alfinetes
  • Tecidos à sua escolha
  • Linha
  • Tesoura
  • Fita metrica
  1. 1

    Inicie seu trabalho tirando as medidas de sua cintura e o quanto pretende que sua saia seja comprida (no tornozelo ou bem até aos pés, por exemplo). Feito isso passe a marcar as medidas no tecido escolhido, com a ajuda de uma fita métrica e alfinetes. Corte o tecido com as medidas feitas.


  2. 2

    Faça um espaço para colocar um elástico na cintura. Faça uma especie de tunel na borda que ficará na cintura e passe um pedaço de elástico da medida de sua cintura. Costure os lados e finalize a bainha.

  3. 3

    Para uma saia mais chegada ao nosso corpo, a chamada saia lápis, materiais como a malha extensível são os indicados. Pois este tipo de tecido esticam, acompanhando os nossos movimentos, ao mesmo tempo que agarram às nossas curvas do corpo.

    Para esta saia tire as medidas da cintura, ancas e veja o comprimento que deseja dar à saia. Normalmente este tipo de modelos fica muito bem com o comprimento pelo joelho.

  4. 4

    Corte no tecido as suas devidas medidas mais um extra para as costuras. Aplique o elástico na cintura como explicado anteriormente, faça as costuras laterais e finalize a bainha.



  5. 5

    Quanto às mini saias, qualquer tecido fica bem. Para um modelo de saia mais cheio, as medidas devem ser tiradas e passadas para o tecido em dobro. Faça pregas na cintura até atingir o seu tamanho ideal de cintura.

  6. 6

    Costure as pregas antes de aplicar uma faixa de tecido para fazer o acabamento. Faça uma faixa em tecido do tamanho da sua cintura, com o mesmo tecido ou outro à sua escolha. Costure a faixa por cima das pregas para as esconder, faça as costuras laterais e a bainha. Assim sua mini saia fica com um volume maior do que uma mini saia regular.

Dicas e AVISOS
  • É aconselhado adicionar mais 4 centímetros para as costuras. Na cintura respeite a sua medida mas no final da saia, se pretender uma saia mais solta, faça as medidas em dobro.
Comentários
blog comments powered by Disqus