» Alimentos » Receitas » Como cozinhar batata doce

Como cozinhar batata doce

Galeria
Como cozinhar batata doce

A batata doce é originária dos Andes. Sua produção se espalhou pelos trópicos e áreas mais frias do globo, onde você é produzida em quantidade devido a demanda de consumo. No Brasil, ela é a quarta hortaliça mais cultivada. Seu nome surgiu devido ao gosto que possui, mais doce e temperado.

A planta da batata doce possui diversas variedades cultiváveis. Elas podem ser classificadas de acordo com a cor de suas folhas, flores, periodicidade de produção, tamanho e formato. Além disso, as batatas possuem diferentes características, como nas cores brancas, amarelas e roxas. Seu formato também varia de acordo com a espécia da planta.

Essa planta é hoje cultivada não apenas para consumo, mas também como planta ornamental. Por sua aparência delicada e bela, é possível encontrar as plantas da batata doce em jardineiras suspensas como enfeita nas casas. Em algumas regiões a planta é considerada invasiva, por crescer nas casas, muros e paredes úmidas e frias.

As folhas e os brotos da batata doce também são comestíveis. Após o cozimento, esses componentes se tornam poderosos aliados nutritivos.
A batata doce, de maneira geral, é componente de muitas receitas nutritivas. Ela pode ser consumida, após cozida, tanto em saladas como quentes em receitas mais elaboradas. Por possuir um gosto doce e temperado, não querer muitos condimentos em seu preparo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 4 batatas doces de tamanho médio ou grande
  • 1 litro e meio de água
  1. 1

    Coloque as batatas, depois de bem lavadas, em uma panela com água. A água deve cobrir as batatas. A quantidade indicada pode não ser o suficientes devido a variação no tamanho das batatas. Acrescente mais se necessário.

  2. 2

    Ligue o fogo em nível médio e deixe-as cozinhando por cerca de 25 minutos.

  3. 3

    Passado o tempo indicado, utilize um garfo para verificar se a batata está mole. Caso ela não esteja pronta deixe-a cozinhar por mais alguns minutos.

  4. 4

    Escorra toda a água da batata doce. Acrescente manteiga enquanto ela ainda está quente, para que derreta em sua superfície. Sirva quente.

Dicas e AVISOS
  • Você pode servir essa receita utilizando mel no lugar da manteiga.
  • Na receita a batata doce não foi descascada. Você pode descasca-la antes de cozinhar e preparar da mesma forma, caso prefira.
  • Se preferir, pode servir a batata fria, para comer com salada.
  • Na receita não é acrescido sal e nenhum outro condimento por a batata doce já possuir um gosto bastante forte. Se você preferir pode adicionar salsinha, por exemplo.
Comentários
blog comments powered by Disqus