» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como criar tilápia: informações

Como criar tilápia: informações

Galeria
Como criar tilápia: informações

A tilápia apresenta uma carne saudável além de ser uma espécie fácil de ser tratada e criada, sendo dessa forma uma boa opção para quem tem interesse em entrar no ramo da piscicultura.
Originada do rio Nilo, a tilápia começou a ser cultivada no Quênia no inicio do século XX. A partir de 1950, ela passou a ser muito comercializada sendo a segunda espécie de peixe mais explorada no mundo, atrás apenas da carpa.
A criação de tilápias no Brasil acontece principalmente em lagoas, açudes e represas. Por serem resistentes à doenças, fáceis de alimentar e acima de tudo ótimas reprodutoras, a criação de tilápias é um negócio rentável.
Uma das distinções da tilápia é sua carne saborosa com pouco espinho e baixo teor de gordura.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Os tanques para servirem como viveiros devem ser escavados em solo firme. Tanto podem ser feitos de alvenaria como de fibra ou de chapa galvanizada. Coloque um cotovelo articulado para escoar a água do fundo do tanque para dessa maneira eliminar sobras de ração e outros resíduos que se acumulam por lá.

    Para fazer a estrutura dos tanques é preciso antes de tudo de uma licença ambiental, já que a obra irá exigir terraplanagem e tubulação. Outra opção é fazer tanques-redes, os quais podem ser instalados em lagos, açudes e rios.

  2. 2

    A espécie de tilápia mais indicada para criação em pesqueiros é a nilótica, que chega a pesar 5 kg.
    Para começar a criação de tilápias é preciso comprar filhotes que tenham pelo menos 1 grama e que meçam 1,5 centímetro.
    No viveiro, é recomendável manter a proporção de um peixe por metro quadrado. Mantenha o pH da água em 7. No inicio faça uso de calcário dolomítico. Depois de uma semana comece adubar com composto orgânico.
    A água deve ter transparência por profundidade de 60 centímetros.

  3. 3

    A principal alimentação das tilápias são os alimentos naturais presentes na água. Para acelerar o crescimento pode ser utilizada a ração.
    A reprodução começa a partir do quarto mês de idade, quando as fêmeas já começam a ficar férteis. A desova pode ocorrer mais de quatro vezes no ano, porém se criadas em clima quente, as tilápias desovam por todo o ano.
    As tipálias podem tolerar variações de temperatura, bem como água com pouco oxigênio. Se cultivadas sozinhas em tanque, a sua produção anual pode chegar a cinco toneladas por hectare. Para se ter uma idéia, o quilo de tilápia é vendido na faixa de 3,50 reais no estado de São Paulo.
    Entre no site Bolsa do Peixe para obter informações sobre fornecedores de filhotes de tilápia, equipamentos, ração e outros tipos de serviços.

Comentários
blog comments powered by Disqus