» Hobby » Esportes » Como crochetear passo a passo

Como crochetear passo a passo

Galeria
Como crochetear passo a passo

As peças feitas em crochê são atemporais, é comum que detalhes sejam aplicados em roupas e acessórios, tornando-os ainda mais valiosos para os consumidores que buscam peças trabalhadas e exclusivas. Não se sabe ao certo quando o crochê foi inventado, o nome é derivado do termo francês crochet que significa gancho.

Segundo alguns historiadores, o crochê começou a ser feito na Arábia e foi sendo difundido pelo leste do Tibete e pela Espanha, um dos responsáveis para essa expansão foram as rotas comerciais que eram desenvolvidas na região. Porém outros relatos apontam a China como o berço do crochê. O que se sabe é que os trabalhos feitos em crochê são um tipo de variação do bordado ou renda. Na época do Renascimento o crochê era muito usado pelas mulheres que faziam parte da nobreza como uma espécie de passatempo, era comum elas se reunirem para crochetear mantas luxuosas que eram usadas para compor a decoração.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Agulha de crochê
  • Linha de crochê
  1. 1

    As peças de crochê podem ser feitas em casa sem problemas, sendo que alguns pontos são considerados a base para qualquer peça, seja manta, roupas etc.

  2. 2

    Abra a embalagem da linha de crochê e procure a ponta, não se preocupe caso demore a encontrá-la, isso é comum entre as pessoas sem experiência.

  3. 3

    Coloque a linha sobre o dedo indicador, segure a ponta utilizando o dedo médio e o outro lado segure com o polegar. Não precisa ficar muito preso, é necessário deixar um pouco frouxo

  4. 4

    Segure a agulha de crochê com a outra mão, posicione abaixo da linha, entre o dedo indicador, passe a agulha por cima, retorne para baixo, e puxe usando o gancho presente na agulha, vá repetindo esse processo até formar uma corda do tamanho pretendido, se tiver dificuldades, não se preocupe, vá repetindo o processo até formar uma correntinha, esse ponto é considerado a base para todos os trabalhos.

  5. 5

    Prenda as duas pontas da corrente se pretender fazer algo arredondado, ou vá fazendo novas cordinhas sobre a corrente base. Segure a linha prendendo com o gancho da agulha, passe entre os pontos da corrente base, e passe novamente a agulha debaixo da linha e puxe, vá repetindo esse processo até que tenha preenchido toda a corrente.

  6. 6

    Faça até atingir o tamanho desejado, esse tamanho vai depender da peça pretendida.

  7. 7

    Troque a cor da linha se desejar fazer algo mais colorido. Os próximos passos vão depender do tipo de peça que será feita.

Dicas e AVISOS
  • Antes de começar a crochetear escolha qual peça deseja fazer, pois o tamanho da corrente base e os próximos passos serão baseados nesse modelo.
Comentários
blog comments powered by Disqus