» Casa » Jardinagem » Como cuidar da arvore da felicidade

Como cuidar da arvore da felicidade

Galeria
Como cuidar da arvore da felicidade

A árvore da felicidade, em determinadas culturas do oriente, é frequentemente oferecida como presente. Daí deriva o dito popular que diz que a árvore da felicidade só traz mesmo a felicidade se for oferecida, nunca se for comprada. Essa planta tem duas espécies extremamente parecidas e que normalmente são chamadas de macho e de fêmea. A espécie de nome científico Polyscias guilfoylei é o “macho” e a espécie de nome científico Polyscias fruticosa é chamada a “fêmea”. Nos fins de tarde a planta exala um aroma caracteristico. É de fato uma planta de rara beleza, mas extremamente sensível a vários fatores ambientais. Por isso, vários cuidados devem ser tomados para plantar e cuidar devidamente da planta, sob o risco de a perder. Quer saber quais os cuidados a ter? Continue lendo e confira todas as dicas que temos para lhe oferecer nesse artigo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Coloque a sua árvore da felicidade numa zona onde o sol não incida diretamente. A planta aprecia a luz solar, mas os raios solares a pino direto pode queimar as folhas e rebentos. Coloque-a num vaso de dimensões consideráveis, uma vez que é um arbusto de grande porte e necessita de espaço para que as suas raízes cresçam. Caso cultive a sua árvore no exterior, coloque-a junto de objetos que a protejam do sol direto e de ventos fortes, como plantas maiores ou muros, por exemplo. Note que a planta também não tolera baixas temperaturas, sendo adequada apenas para climas do tipo tropical. A planta é também muito sensível à poluição do ar e caso a qualidade deste não seja adequada ela perderá todas as folhas.

  2. 2

    A mistura do solo para a planta deve ser tipicamente tropical. Em uma mistura de terra mista com terra vegetal, adicione areia grossa e fertilizante orgânico. Este tipo de solo permitirá uma boa drenagem, além dos nutrientes necessários. Não compacte a terra, deixe-a solta e fofa para que as raizes cresçam em boas condições.

  3. 3

    Regue a planta regularmente (1 vez por semana), mas aumente essa frequencia na época mais quente (2 a 3 vezes por semana). Se notar que as folhas começam a escurecer, é um sinal de que a planta necessita de mais água. No fim do Inverno, sempre coloque um pouco de adubo para que os nutrientes sejam repostos. Se necessários você pode também realizar a poda, mas com extremo cuidado, e use sempre material esterilizado, para prevenir infeções ou contaminações de vírus ou vetores de doenças de plantas.

Comentários
blog comments powered by Disqus