» Família » Bem-Estar da Família » Como cuidar da próstata

Como cuidar da próstata

Galeria
Como cuidar da próstata

A próstata é uma glândula que pertence apenas ao sistema reprodutor masculino e tem como função produzir um líquido que juntamente com a secreção da vesícula seminal formam o sêmen ou mais conhecido por esperma. É este sêmen que vai ajudar no transporte dos espermatozóides que são produzidos nos testículos. Este sêmen é transportado através da uretra, bem como a urina produzida na bexiga. O tamanho normal de uma próstata é semelhante a uma ameixa e pesa aproximadamente 20gramas. A próstata é a responsável pela transformação da testosterona em didrotesterona, que é o hormônio responsável pelo crescimento da próstata.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O tamanho da próstata vai aumentando até aos 20 anos de um jovem, obtendo um tamanho de 20 gramas. A partir dos 20 anos de idade ela começa a crescer anualmente (aproximadamente 0.4 gramas por ano). Quando um homem apanha cancro na próstata isso vai resultar num maior aumento ao longo dos anos, podendo a próstata atingir os 100 gramas, precisando assim se ser realizada uma cirurgia. Esse aumento da próstata vai afetar a uretra, dificultando assim a ação de urinar o que pode levar a dores muito intensas e causar alterações renais complicadas.
    Sendo este um problema de saúde muito preocupante, sempre que tiver os sintomas seguidamente descritos deve contatar imediatamente o seu médico.
    Sintomas:
    • Jato de urina mais fraco;
    • Demorar a iniciar o ato de urinar;
    • Aumento da freqüência com que urina;
    • Sangue na urina;
    • Dor e ardor durante o ato de urinar;
    • Interrupção involuntária do ato de urinar;
    • Sensação que não consegue esvaziar completamente a bexiga.

  2. 2

    Tratamento:
    Os fármacos são muito usados neste problema, para diminuir o tamanho da próstata e assim facilitar a ação de urinar, mas quando o caso é mais grave e chega ao ponto de ter sangue na urina já pode ser necessário recorrer a uma cirurgia. É importante estar com atenção aos sintomas para que a doença não avance muito e facilmente (com os medicamentos que o médico receitar) diminuir o tamanho da próstata.
    Em caso de cancro na próstata pode ser necessário realizar alguns tratamentos, tais como, a prostactectomia radical (remoção total da próstata), radioterapia externa e a braquiterapia (inserção de sementes radioativas na próstata) e a terapia hormonal que permite a redução do tumor.


    A partir dos 45 anos de idade deve fazer exames regulares à próstata e estar atento aos sintomas anteriormente apresentados para ir controlando o seu estado e assim evitar danos maiores.

Comentários
blog comments powered by Disqus