» Saúde » Beleza e Cuidados Pessoais » Como cuidar da tatuagem

Como cuidar da tatuagem

Galeria
Como cuidar da tatuagem

Porque as tatuagens são memórias inscritas no corpo e uma homenagem a recordações e experiências de vida, vale a pena caprichar na hora de tratar delas para que a cicatrização decorra sem problemas. Lembre-se que a saúde da sua pele e a qualidade final do desenho dependem dos cuidados básicos que tiver desde o primeiro dia.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Após a realização da tatuagem, é normal que sinta o local do desenho mais sensível e que haja algum desconforto durante um pequeno período de tempo. Siga as instruções dadas pelo profissional que fez a tatuagem de forma rigorosa durante todo o processo de cicatrização e não hesite em contatar quando surgir alguma dúvida.
    Para desinfetar corretamente a pele tatuada, lave-a com um sabonete neutro com propriedades antisépticas e seque-a com uma toalha suave sem esfregar.

  2. 2

    Para hidratar e proteger a pele, aplique bepantol durante duas a três vezes por dia, trocando o plástico inicial em todas as vezes. Certifique-se de que tem as mãos devidamente lavadas e desinfetadas de cada vez que for aplicar o creme ou lavar o local, uma vez que a vulnerabilidade da pele pode potenciar o aparecimento de bactérias e outros problemas dermatológicos.


  3. 3

    Utilize roupas leves e de tecidos facilmente laváveis (preferencialmente o algodão), e esqueça vestuário apertado ou de fibras e material sintético, que produzem maior sensação de calor e não permitem que a pele respire de forma adequada. Evite o atrito sempre que possível e evite o contato por encostamento na tatuagem.




  4. 4

    Durante o período de cicatrização da tatuagem (que dura em média entre quinze dias a um mês), é proibida a frequência de praia, piscina e saunas, uma vez que estes locais concentram elevados níveis de bactérias e micróbios que podem provocar infeções cutâneas.
    Mesmo protegida, a pele tatuada não deve ser exposta ao sol e o filtro solar com fator de proteção superior a 60 é imprescindível.

  5. 5

    Regra crucial: nunca coce a tatuagem, especialmente se esta apresentar crosta. Se detetar algum problema ou dificuldade de cicatrização da pele, recorra imediatamente ao seu tatuador ou a um médico.

Dicas e AVISOS
  • Lembre-se que, embora tenha um caráter permanente, a tatuagem pode perder parcialmente a vivacidade e a cor, pelo que pode ser necessário retocá-la junto de um profissional credenciado.
  • Porque os processos de cicatrização envolvem todo o organismo, hidrate a pele bebendo entre um litro e meio a dois litros de água por dia. Evite também alimentos processados e carnes vermelhas com alto teor de gordura.
Comentários
blog comments powered by Disqus