» Casa » Jardinagem » Como cuidar de cactos

Como cuidar de cactos

Galeria
Como cuidar de cactos

Os cactos integram um tipo de planta muito conhecida e de características próprias por se adequar em situações de seca extrema. Em seus caules, raízes e flores, acumulam muita água. Outro ponto de destaque é o tamanho e seu formato, além de produzirem belas flores. O tempo de vida de um cactos pode ser de até 200 anos, dependendo da espécie Sendo que muitos atingem altura de aproximadamente 20 metros. Contudo, muitos dos cactos criados em residências são pequenos. Para cuidá-los, exige seguir algumas dicas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O sol é uma exigência dos cactos, assim como boa ventilação e pouca umidade. No caso dos cactos pequenos, deve-se adotar outros cuidados. Devido ao fato de serem novos, geralmente apresentam menor resistência quando são expostos por muito tempo ao sol. Assim, deve-se mantê-los em locais ventilados, contudo, sem exposição direta da luz solar. Isso é fator determinante para o êxito no desenvolvimento da planta.

  2. 2

    Outro ponto importante e fundamental é a água necessária que o cactos se desenvolva. Essa questão é muito relativa e dependerá da espécie que você tem em casa, devendo ser observados os fatores como a drenagem da terra, exposição solar e a temperatura. Em épocas de calor, os cactos com mais de três anos exigem água a cada 6 dias. Para os pequenos cactos, regar a cada 4 ou 5 dias. Em períodos de muito frio, os cactos poderão ser regados entre 8 a 12 dias, observando que quanto maior a idade, mais espaçado será este tempo.

  3. 3

    Molhe a terra que está ao redor sem encharcá-la, devendo a água ser absorvida e somente após isso colocar mais. Já a terra a ser indicada para o plantio e cultivo é uma mistura de terra com areia para viabilizar a drenagem. Aconselha-se fazer uso mensalmente de fertilizante para plantas, uma vez que eles ajudam no desenvolvimento.

  4. 4

    Os cactos deverão ser replantados quando o vaso ficar pequeno, devendo ser observado o solo conforme o critério acima mencionado.
    Para retirar o cacto do antigo recipiente, aconselha-se fazer uso de jornal, devendo este ser dobrado inúmeras vezes formando uma tira, a qual ira envolver a planta para depois retirar suas raízes. Cuide para não fazer muita força e acabar quebrando o cactos. Com ele solto, basta colocá-lo no novo vaso.

  5. 5

    Todos os tipos de cactos acabam florescendo, porém, algumas espécies levam cerca de 80 anos para florescer. Portanto, busque mais informações sobre as espécies de cactos antes de comprar.

Comentários
blog comments powered by Disqus