» Família » Bem-Estar da Família » Como cuidar de olho de peixe no pé

Como cuidar de olho de peixe no pé

Galeria
Como cuidar de olho de peixe no pé

O termo "olho de peixe" ou verruga plantar são termos utilizados para designar uma infeção viral causada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). Embora este vírus esteja na etiologia de doenças malignas, como o cancro do colo do útero, a verruga plantar é, usualmente, benigna, isto é, não causa doença ruim.
O olho de peixe é bastante contagioso, pelo que pode ser transmitido entre pessoas, através de contato direto, ou na mesma pessoa (a doença pode-se disseminar se houver contato direto entre as lesões e as zonas do corpo saudáveis).
Normalmente, o olho de peixe aparece nos locais onde existe maior pressão, pelo que a zona plantar do pé é o local mais comum. As lesões são bastante dolorosas e de difícil tratamento.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se você suspeitar que têm olho de peixe no pé, consulte um médico. Por vezes, o olho de peixe pode ser confundido com calosidades ou outras doenças dermatológicas. O médico poderá lhe dizer se você efetivamente tem olho de peixe.

  2. 2

    Para se prevenir contra o aparecimento ou reaparecimento de olho de peixe no pé, você deverá adotar uma alimentação saudável. Beba muitos líquidos e tenha uma alimentação diversificada, rica em legumes, frutas e peixe. Ao cuidar da alimentação, você está fortalecendo seu sistema imunológico, permitindo que ele combata as infecções.

  3. 3

    Evite andar descalço, em casa e em lugares públicos. Use sempre chinelos, se necessário.

  4. 4

    Nas piscinas e nas duchas, use sempre chinelos adequados. Jamais ande de pé descalço, mesmo em piscinas.

  5. 5

    Evite usar sapato emprestado. Use sempre meias quando usar sapatos. As meias o protegerão de possíveis infeções.

  6. 6

    Não coce a verruga. Lembre-se que os locais com doença podem infetar os locais saudáveis da pele. Se tocar na lesão, lave sempre as mãos.

  7. 7

    Coloque, em seus sapatos, palmilhas de silicone. Estas palmilhas irão ajudar o seu corpo a distribuir melhor o seu peso pelos pés, diminuindo a pressão a que a plantas dos pés estão sujeitas. Esta ação irá favorecer o tratamento das verrugas.

  8. 8

    O tratamento médico mais comum é a cauterização química das lesões com ácido salicílico. Neste tratamento, você coloca o produto, que pode comprar nos estabelecimentos comerciais, nas verrugas e espera que a substância faça efeito.

  9. 9

    Outro tratamento que o médico poderá indicar é a criocirurgia. Esta é uma intervenção cirúrgica que envolve a cauterização a frio da verruga. Outra alternativa, é a crioterapia, que também é feita em consultório médico, e envolve a utilização de nitrogénio líquido fumegante.

Comentários
blog comments powered by Disqus