» Hobby » Como Cuidar de Plantas

Como Cuidar de Plantas

Galeria
Como Cuidar de Plantas: conheça os cuidados básicos

Como qualquer ser vivo, para que sobrevivam, plantas necessitam de certos cuidados. Tomando algumas precauções, mesmo pessoas que detêm uma rotina muito ocupada podem adquirir uma espécie sem correr o risco de vê-la definhar em poucos dias. Antes de comprar, vale a pena se lembrar da dimensões da residência e já definir qual seria o local ideal para acomodar a planta. Detalhes como a iluminação são preponderantes para que a fotossíntese ocorra, por exemplo. Por outro lado, muitos tipos de plantas não requerem muita luz. A seguir, acompanhe esta e outras dicas para conceder via longa às plantas.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Defina a espécie. Para quem não tem, literalmente, tempo a perder, algumas espécies de plantas ficam melhor aconchegadas e não necessitam de muita atenção. As chamadas "suculentas", por exemplo, chegam a gerar flor na primavera e possuem a vantagem de não receber doses diárias de água. Além desta espécia, outras opções similares são o cactus, a azaleia, flor canhota, e o fícus. Todas podem ser regadas em períodos intermitentes.

  2. 2

    O nível da incidência de luz que a planta recebe pode ser benéfico ou prejudicial. Espécies como pacová, filodentros, zamiocuca, ráfis e chamaedorea podem acabar morrendo se expostas a quantidades extremas de luz. Já a pleomele e a pata de elefante resistem bem a ambientes bem iluminados.Em virtude da variedade de plantas é recomendado questionar ao paisagista qual são as características de cada uma. Desse modo, é possível realizar uma compra segura.

  3. 3

    Além de conhecer bem a planta que possui, o indivíduo precisa saber que, estatisticamente, o que mais compromete a saúde das espécies é o desconhecimento sobre a rega. Parece simples e corriqueiro, mas existe a maneira correta de se regar uma planta. Não basta enchê-la de água, pois esse processo deve ser feito com calma e paciência. Portanto, antes de efetuar uma próxima rega, deve-se observar se já houve evaporação completa da água, o principal indício de que é, realmente, necessário fazer uma nova rega. Para saber a momento exato, basta verificar a coloração da terra. Caso esteja mais escura, ainda apresenta alguma umidade. Se não for possível ter certeza, colocar o dedo ou tentar espetar um palito ajudam na eliminação de qualquer dúvida a respeito. Regue novamente apenas se a terra estiver seca.

  4. 4

    Plantas de jardim são diferentes. Neste caso, todo o mato que cresce ao redor da planta precisa ficar devidamente aparado. Outro fator importante, novamente, é quanto à rega, uma vez que, situada no lado externo e sem cobertura, a planta está sujeita às variações das intempéries. Assim, os intervalos de rega devem ser mensurados e equilibrados conforme a quantidade de água da chuva que a planta aufere. Em períodos muito chuvosos, é aconselhável regar a planta somente após 3 dias, aproximadamente.

Comentários
blog comments powered by Disqus