» Família » Bem-Estar da Família » Como cuidar de verrugas no pé

Como cuidar de verrugas no pé

Galeria
Como cuidar de verrugas no pé

Verrugas são tumores não cancerosos, que quando nos pés, são chamadas de “plantares”. Ocorrem depois do contágio com um vírus que entra no pé através de um corte, ou rachadura. Algumas desaparecem por si, mas quando permanecem, podem provocar experiências dolorosas, em especial se localizadas em áreas pressionadas pelo sapato. Felizmente, trata-se de uma condição que pode ser eliminada com facilidade.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Talco
  • Água quente
  • Sal
  • Fita adesiva
  • Ácido Salicílico
  • Lixa de unha ou pedra pome
  • Bacia
  1. 1

    O primeiro cuidado é manter os pés sempre secos, inclusive entre os dedos. Se vai utilizar um calçado fechado, salpique talco, ou diretamente nos pés, ou dentro do sapato. O talco vai reter a umidade. Se o pé suar muito, as meias devem ser trocadas 2 vezes por dia, no mínimo, e para garantir que haja circulação de ar nos pés, dê preferência para os sapatos com sola porosa.

  2. 2

    Ao fim do dia, prepare uma bacia com água aquecida e muito sal. Poderá misturar 3 colheres de sal para cada litro de água. Deixe os pés no molho por cerca de 15 minutos. Repita todos os dias. As propriedades do sal tendem a “matar” as verrugas.

  3. 3

    Em alternativa, aplique ácido salicílico diretamente sobre a verruga. Esta opção costuma apresentar resultados satisfatórios após 4 semanas. Para isso, terá que dedicar-se a fazer aplicações diárias, e se o caso é mesmo grave, 2 vezes ao dia. Em paralelo, após o banho esfregue a superfície da verruga, ou com uma pedra pome, ou com uma lixa de unha. Este procedimento visa apenas retirar a pele morta que irá se acumulando devido a aplicação do ácido. Cuidado, apenas, para não exagerar. Passe a pedra ou lixa apenas de leve, para não provocar ferimento.

  4. 4

    Bem popular para a retirada de verrugas, é o procedimento com a fita adesiva. Os químicos presentes na cola têm ação fatal sobre o vírus. O único detalhe é que deve deixar a fita por 6 dias, o que exigirá procedimento especial, e uma certa criatividade para não deixar que a fita fique molhada e solte durante o banho. Passado o período de sacrifício, retire a fita, lave bem o local, e retire a verruga, novamente com o auxílio de lixa de unha, ou pedra pome.

Dicas e AVISOS
  • Aqueles que sofrem com problemas circulatórios graves, diabetes, ou distúrbios neurológicos, não devem tentar remover verrugas sem acompanhamento profissional, ou de alguém que possua conhecimento especializado no tema.
Comentários
blog comments powered by Disqus