» Moda » Moda e Estilo » Como cuidar do couro de pelica

Como cuidar do couro de pelica

Galeria
Como cuidar do couro de pelica

O couro é um material único e que merece um trato especial em sua manutenção. O couro é resultante da pele curtida de animais a ser usada em diversos artefatos humanos; muitas peças contêm couro em sua composição: bolsas, luvas, malas, chapéus, pastas, sapatos, jaquetas, cintos, carteiras, entre outros. Em linhas gerais, a qualidade de couros divide-se em duas: a parte externa do couro denominada “flor” que é submetida a uma série de tratamentos especiais, entre elas, as pelicas. A parte interna cheia de fibras chamada “carnal” que ora recebe tratamento adequado para substituir a “flor” ora atua como parte interna do couro na peça. Permeável a umidade do ar e da água, o couro é bastante suscetível à deformação de seu modelo, ao mofo e às manchas. A pelica é um tipo de couro nobre. Suas características principais são: a leveza do material, sua baixa espessura, bastante durabilidade e brilho médio. O couro de pelica possui poros mais livres e descongestionados, o que é confortável para a respiração da pele. Por outro lado, trata-se de um material sabidamente permeável que agrega umidade para dentro da peça, podendo causar desconforto ao consumidor. Por conta disso, recomenda-se a composição da pelica apenas como ornamento nos detalhes das peças, além da cautela com relação às superfícies pontudas e a choques bruscos, devido à sensibilidade a rasgos irreparáveis.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Mas como cuidar das peças feitas de pelica, de modo a mantê-las conservadas e com aspecto de novas? Peças de couro de pelica são dignas de atenção, no tocante ao seu armazenamento, limpeza e cuidados constantes. Inicialmente, o artefato de pelica deverá estar limpo para que nenhuma partícula de sujeira macule o couro, a fim de não arranhá-lo ou manchá-lo. O uso de uma flanela seca em toda a peça é um procedimento de limpeza bastante eficaz. Em seguida, orienta-se a aplicação de um polidor de mesma cor da peça ou de tonalidade incolor com uma pequena escova macia em todo o couro de pelica. Para que o artefato se mantenha brilhoso, usa-se uma escova com cerdas macias, sem empenho de muita força e sempre em um mesmo sentido. É bom que se atente para a seguinte dica: a aplicação em excesso de polidores sobre a peça de pelica pode causar alteração em sua cor, principalmente em se tratando desse couro com tonalidade mais suscetível.
    Algumas sugestões caseiras são muito eficazes na conservação da pelica: como uso de óleo de cozinha para dar um aspecto brilhoso ao material, aplicação do produto lustra-móvel para deixar a pelica sempre nova e o uso de loção hidratante para reidratar a peça.

Comentários
blog comments powered by Disqus