» Hobby » Como Cultivar Cacau

Como Cultivar Cacau

Galeria
cacau

O cacau é uma das frutas tropicais que vem ganhando muito espaço na agricultura. Em algumas regiões do Brasil é uma das frutas mais comercializadas. É um dos componentes principais do chocolate, e traz vários benefícios para a saúde como o aumento da sensação de bem estar, prevenindo contra ataques-cardíacos e auxiliando na saúde cerebral. Tenha os benefícios dessa fruta mais próximo de você. Saiba como cultivar cacau.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é comprar as sementes dessa fruta. Podem ser encontradas em lojas com artigos para jardinagem, pela internet, ou tirando-as da própria fruta. É muito importante analisar a fertilidade do solo. Caso você desconheça se os frutos darão com qualidade naquele local, trate previamente a terra com doses corretas de adubos naturais. O clima também deve ser analisado. O cacau dá seus frutos mais rapidamente em lugares quentes, em que a temperatura fica próxima dos 21°, portanto a melhor época para ser plantado é nos meses que antecedem o verão, como setembro.

  2. 2

    O cacaueiro, árvore que dá o cacau, é relativamente grande – pode atingir até seis metros de altura -, por isso as sementes devem ser plantadas em terreno com bastante espaço. O plantio deve ser feito em local fixo, evitando que a mesma tenha que ser replantada em outro local. Quando as folhas já estiverem no caráter de mudas, um cercado deve ser construído, apenas para a proteção dos galhos.

    Não é o tipo de árvore que precisa ser regada constantemente. As próprias chuvas da época podem dar conta do nível de água necessário para a boa nutrição da raiz, caule, folhas, flores e frutos.

  3. 3

    A poda é uma das formas de fazer com que a árvore cresca de maneira saudável. No início é importante fazer com que três ou quatro galhos evoluam. Quando estes galhos estiverem apresentando folhas, e estas estiverem prontas para dar início as frutos, recomenda-se a poda deste galho. Feita a primeira poda, é necessário fazer algumas podas de manutenção ao longo dos meses. As podas de manutenção consistem em remover galhos quebrados, secos ou enfermos, que não darão frutos. Isso faz com que esses galhos defeituosos não roubem nutrientes do caule, e para que possam dar origem a outros galhos saudáveis.

    O cacau pode ser acometido por diversas pragas que costumam atrapalhar no plantio do mesmo. A eliminação deve ser feita de maneira manual ou química, utilizando produtos que não façam mal para a árvore, tampouco para as pessoas que irão consumir o fruto.

Comentários
blog comments powered by Disqus