» Casa » Jardinagem » Como cultivar cogumelos

Como cultivar cogumelos

Galeria
Como cultivar cogumelos

Os cogumelos pertencem a um grupo biológico diferente de animais, plantas e bactérias - o grupo dos fungos. Ao contrário das plantas que conseguem produzir a sua própria matéria orgânica a partir de da luz solar, os cogumelos necessitam outros seres vivos para a sua alimentação, absorvendo nutrientes da matéria orgânica do substrato onde residem.

A parte visível do cogumelo chama-se micélio e este é constituído por uma rede de finos filamentos chamadas hifas. No entanto, a maior parte do cogumelo encontra-se debaixo do solo, ou dentro do substrato onde ele se desenvolve.
Os cogumelos são uma boa fonte alimentar, já que contêm elevados teores de proteínas, minerais, vitaminas e até algumas propriedades medicinais.

Se por um lado se deve introduzir estes alimentos na nossa dieta, por outro existe o fator econômico. Os cogumelos comprados podem ser caros e existem formas relativamente simples de os cultivar em casa.

O período desde a inoculação e a altura em que se pode colher os cogumelos é relativamente pequeno e pode durar aproximadamente 3 semanas. Existe ainda a vantagem de se poder reutilizar o substrato como um bom adubo do solo.
Os cogumelos que mais facilmente se cultivam em casa são o cogumelo orelha-de-pau, o shiitake e o pleuroto.

O material necessário é:

- Álcool;
- Luvas de látex;
- Caixa;
- Água;
- Saco de plástico;
- 3Kg de restos orgânicos e restos domésticos (por exemplo: batata, borras de café, palha, aparas de madeira ou cascas de vegetais). Estes materiais devem estar completamente secos.
- 600g de esporos da espécie que se pretende cultivar.


Instruções
  1. 1

    Primeiro deve-se cortar os materiais do substrato em pequenos pedaços de aproximadamente 5 a 10 cm. Depois de desinfetar bem as mãos e antebraços, usando o álcool, devem-se colocar as luvas de látex para misturar todo o material cortado. Pode-se usar uma tina para fazer a mistura do substrato.

    Em seguida deve-se misturar cerca de 7 litros de água aquecida e mexer bem até que todo o material fique molhado. Pode-se deixar o material do substrato de molho durante 12 horas ou de um dia para o outro. Deixe escorrer a água para que o material não fique encharcado demais.

    Colocar o material dentro de um saco de plástico e inocular com os esporos do cogumelo escolhido. Deve-se colocar o saco numa caixa, prensar bem e cobrir com um plástico escuro. Na parte superior do saco, deve-se realizar 5 orifícios com 1,5 cm aproximadamente, para permitir a entrada de ar e a formação dos cogumelos.

  2. 2

    Deve-se deixar incubar durante 20 a 30 dias num local escuro, seco, limpo e com temperaturas amenas. Será possível observar o desenvolvimento dos cogumelos e a colheita deve ser realizada cerca de 5 dias depois de se ver o chapéu com uma margem plana.

    Quando se demora tempo demais a realizar a colheita, por vezes pode-se observar uma acumulação de esporos, mas os cogumelos podem ser consumidos de qualquer forma.

  3. 3

    Depois da primeira colheita o fungo entra em repouso e o processo volta a acontecer cerca de 10 dias depois.
    Depois de obter 3 colheitas o fungo deixa de ter capacidade de produzir novas colheitas porque o substrato se encontra de certa forma esgotado para este fim. No entanto, pode-se abrir o saco e usar o substrato como fertilizante orgânico.

Comentários
blog comments powered by Disqus