» Hobby » Como Cultivar Plantas

Como Cultivar Plantas

Galeria
Cultivar plantas

Cultivar plantas em casa vai além de seus benefícios estéticos, pois tendo uma “jardim” (mesmo que adaptado) é possível melhorar a qualidade do ar de sua residência e diminuir o nível de poluição, além de poder prover alguns legumes, verduras e temperos para a sua cozinha, que além de serem gratuitos serão produzidos sem nenhum tipo de agrotóxico e/ou conservante. Hoje vamos entender melhor como podemos criar esse espaço verde em nossas residências.

Uma das primeiras desculpas dadas por pessoas quando recebem a ideia de plantar algo é: “Não tenho espaço/lugar!”. Pois não se preocupe, não será necessário um hectare de terra nem tampouco um campo aberto para as suas plantas, um simples terraço ou janela da lavanderia já é o suficiente.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiro vamos pensar em nosso espaço, pense se é um espaço que recebe muita luz do sol durante o dia, ou se é um espaço com maior número de sombra. Após definir isso vamos entender que tipos de plantas podem cultivar em cada um dos espaços. Temos plantas três tipos de cultivos, Pleno sol, meia-sombra e sombra. Para a sombra (plantas que fazem a fotossíntese com a incidência indireta de raios do sol) temos os exemplos: Jiboia, renda francesa, samambaia marissa, minilírio-dapaz,árvoreda felicidade, comigo-ninguém-pode, e samambaia murano. Para plantas de meia-sombra temos os exemplos: Asplênio, Avenca, Clívia, e Palmeiras Rapís. De pleno sol temos os exemplos: Ave-do-paraíso, Eugênia, Helicônia, e Leiteiro Vermelho.

  2. 2

    Agora que já definimos que tipo de plantas vamos ter em nossa residência chegou a hora de preparar nossa plantação. Primeiro devemos comprar vasos e/ou jardineiras para nossas plantas, estude o ambiente onde serão colocados primeiro e após ter uma noção do espaço que será utilizado visite uma loja de jardinagem e escolha os que mais te agradar.
    O segundo passo é comprar terra adequada e adubo. Quando digo terra adequada me refiro a terra tratada para o cultivo de plantas, não é barro ou qualquer uma que podemos encontrar por ai, procure pacotes de terra em lojas especializadas e terá plantas bem mais saudáveis. E o adubo é essência para o desenvolvimento de sua planta, antes de coloca-la no vaso misture a terra com o mesmo.

  3. 3

    Agora que você já escolheu as plantas, preparou os vasos e jardineira, colocou a terra e adubo, semeou as plantas basta dar atenção todos os dias, rega-las constantemente e esperar para que floresçam e façam sua casa muito mais bela e agradável. Não se esqueça que algumas plantas precisam de pratos embaixo dos vasos para serem regadas, nesses casos coloque areia no prato evitando assim que a água fique parada e impossibilitando a proliferação do mosquito da dengue.

Comentários
blog comments powered by Disqus