» Saúde » Saúde Mental » Como curar a gagueira

Como curar a gagueira

Galeria
Como curar a gagueira

A gagueira traduz a dificuldade em fazer a articulação fluida e correta das palavras ou frases, manifestando-se por repetição, bloqueio ou prolongamento dos sons, havendo, consequentemente, deturpação na comunicação oral. A gagueira também pode ser designada por disfluência.

A disfluência é mais frequente nos indivíduos do sexo masculino, podendo surgir em qualquer idade. Em crianças, surge normalmente por volta dos 3-7 anos, altura em que começam a desenvolver a fala. A gagueira pode surgir de forma transitória, numa ou em várias fases da vida de uma pessoa, e desaparecer. Ou, pelo contrário, pode perpetuar-se desde a infância até a idade adulta.

A gagueira influência a vivência do indivíduo, sendo causadora de perturbações a nível social. O indivíduo gago é normalmente tímido e introvertido, vivendo com a vergonha ou o receio de ser alvo de chacota.

Instruções
  1. 1

    Existem numerosos fatores que influenciam o aparecimento da gagueira:

    - fatores fisiológicos – existem diferenças no funcionamento do cérebro de um indivíduo disfluente em relação ao de uma pessoa dita normal. Estas diferenças ainda são objeto de estudo, já que não estão completamente esclarecidas.

    - fatores genéticos – a gagueira é transmissível geneticamente, existindo normalmente, dentro de uma mesma família, vários indivíduos gagos. Contudo, as manifestações de gagueira podem diferir entre os indivíduos já que esta é influenciada por fatores ambientais.

    - fatores ambientais – estão relacionados com o entorno em que se insere o indivíduo disfluente. Nestes fatores incluem-se os condicionamentos sociais, educativos e familiares. A gagueira tem um forte componente emocional, sendo muitas vezes agravada por situações de estresse e ansiedade.

  2. 2

    Devido ao seu caráter multifatorial, a gagueira deve também ter uma abordagem terapêutica multidisciplinar, onde se inclui a terapia da fala e audiologia, e a psicologia. A terapia da fala e audiologia tem como objetivos melhorar a fluência do discurso oral, enquanto a psicologia pretende ensinar ao indivíduo como ultrapassar as situações de estresse e ansiedade.

  3. 3

    Os métodos de tratamento são influenciados pela idade do indivíduo e o grau de gagueira. São conhecidos particularmente dois métodos:

    - terapia de modificação da gagueira
    - modelagem de fluência

    Na terapia de modificação da gagueira, os indivíduos são estimulados a gaguejar de propósito para que desta forma percam o medo de o fazer.

    Na modelagem de fluência, são promovidos novos padrões de fala através da aplicação de técnicas de relaxamento, controle da voz e de transição suave entre sons e a respiração. A técnica desenvolvida por Euler e Von Gudenberg é a que mais sucesso tem obtido. Inicia-se com 3 semanas de trabalho intensivo e é desenvolvida ao longo de pelo menos 1 ano.

  4. 4

    Do ponto de vista psicológico, são abordadas estratégias para minimizar as situações emocionais que condicionam a fluência e a temporização da fala. Neste sentido, a família também deve ser envolvida, sendo que os pais, amigos e educadores das crianças disfluentes são ensinados ajudar de forma correta a criança. Assim, por exemplo, deve seguir algumas das seguintes indicações:

    - falar de forma calma e pausada, esperando alguns segundos antes de responder a qualquer questão feita pela criança.

    - evitar corrigir ou complementar as frases ou palavras da criança, já que isto pode refletir um estado de ansiedade ou frustação.

    - criar um ambiente que valorize o indivíduo disfluente e promova a sua auto-estima.

    - ler histórias, poemas ou cantar canções que permitam enriquecer o vocabulário e, por outro lado reduzir a tensão associada à fala.

    - disponibilizar tempo e atenção quando estiver em atividade com a criança.

Dicas e AVISOS
  • A gravação do discurso oral ajuda a fazer o tratamento da gagueira.
  • O tratamento da gagueira pode prolongar-se por mais de 2 anos.
  • A gagueira é um problema complexo que deve ser tratado por pessoal especializado. Desta forma, consegue ter um tratamento individualizado e maior probabilidade de sucesso.
  • Situações de estresse podem desencadear novos episódios de gagueira e recaídas.
Comentários
blog comments powered by Disqus