» Família » Relacionamentos e Família » Como curar boqueira

Como curar boqueira

Galeria
Como curar boqueira

A Queilite Angular é conhecida popularmente como boqueira. A boqueira nada mais é que uma dermatose que se caracteriza como sendo um processo inflamatório que acontece ao redor da boca, mais precisamente no ângulo da boca, podendo acontecer de uma lado só ou dos dois ao mesmo tempo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A queilite angular ou comissurite é causada pela proliferação de fungos e bactérias ao redor da boca. Para evitar basta manter a boca sempre seca e não alimentar o mau hábito de sempre passar a língua pelos lábios. As crianças devem evitar chupar o dedo, caso a boqueira apareça é conveniente trocar de chupeta, por causa da contaminação.

  2. 2

    Caso você use dentadura, pode ser que os dentes estão na altura errada e por isso a saliva se acumula nos cantos da boca. Consulte seu dentista, ele poderá orientar sobre o que fazer.

  3. 3

    Reconhecer a boqueira é muito simples, ela apresenta fissuras nos cantos da boca, descamação e vermelhidão demasiada.
    Em geral o sintomas são de secura na boca ou de ardência, principalmente quando a pessoa passa a ingerir alimentos muito ácidos. É comum em crianças, idosos ou pessoas que estão com a imunidade baixa.

  4. 4

    O aparecimento dessa patologia pode dar-se por fatores diferentes. Em geral, acontece quando existe um acúmulo de saliva ou quando acontece irritação em decorrência de uso de cremes dentais e medicamentos. O uso de próteses dentárias mal higienizadas também podem causar boqueira.

  5. 5

    A boqueira também pode aparecer devido aos baixos índices de ferro no organismo. Devido a isso é conveniente sempre ingerir feijão e bife de fígado. Uma dica para a boa fixação do organismo é ingerir frutas cítricas como laranja, limão, mexerica, melão ou qualquer outra fruta que seja rica em vitamina C. Você pode fazer exame de sangue para comprovar a falta de ferro, em caso extremo o médico receitará a utilização de Sulfato Ferroso.

  6. 6

    O tratamento é muito simples. Basta manter a higiene do local inflamado e fazer a utilização de antibióticos devidamente receitados pelo médico ou dentista. Os antibióticos podem ser ministrados via oral ou através de pomada. É conveniente estar atento as contra-indicações dos medicamentos.

Dicas e AVISOS
  • Questione seu médico a respeito de suplementos naturais, tais como vitamina C, complexo B, vitamina A e E.
  • Muitas pessoas têm feridas ao redor da boca e não dão a devida importância por considerar ser algo simples. O ideal é procurar um médico o quanto antes, pois em casos extremos pode até ser necessária a realização de uma cirurgia.
Comentários
blog comments powered by Disqus