» Família » Bem-Estar da Família » Como curar sinusite

Como curar sinusite

Galeria
Como curar sinusite

A sinusite é resultado da inflamação dos seios ou cavidades ósseas presentes na face, mais especificamente na confluência dos ossos frontal, nasal e maxila. Tais cavidades conferem leveza ao crânio e servem também como uma forma de ressonância acústica ao som produzido pela voz. Por esta razão, quando obstruídos por agentes inflamatórios, temos a voz alterada. Outros sintomas típicos da sinusite são a dor de cabeça e o excesso de coriza pela mucosa nasal. Veja como evitar a sinusite e até mesmo curá-la.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Grande parte dos casos de sinusite são desencadeados por processos alérgicos. Sendo assim, evite a proximidade com excesso de pó e poeira, pelos de animais (se tiver cachorros e gatos em casa, mantenha-os no quintal e de preferência sem permitir a sua entrada dentro de casa, especialmente nos quartos), tapetes, mosquiteiros, produtos de limpeza, mofo. Casas que passam por processos de reforma geralmente levantam uma quantidade considerável de poeira, o que faz com que o ambiente não seja recomendado para pessoas com maior sensibilidade alérgica.

  2. 2

    Durante o inverno, estação mais comum para o aparecimento da sinusite, mantenha-se sempre bem agasalhado e com a alimentação balanceada. Faça a ingestão de pelo menos 2 litros de água todos os dias e beba pelo menos 1 copo de 200ml de suco de laranja natural ou limonada, ricos em vitamina C, que apresenta a capacidade de maximizar o sistema imune do corpo, prevenindo a ocorrência de processos infecciosos.

  3. 3

    Ambientes com ar condicionado devem ser sempre evitados por quem tem sinusite. Estes pacientes devem ainda evitar o acúmulo de objetos dentro do quarto de dormir, em especial tapetes, bichos de pelúcia e enfeites, que tendem a acumular poeira. A limpeza do quarto deve ser rigorosa, com a retirada de todo o pó e passagem de um pano úmido. Ceras e demais produtos de limpeza devem ser evitados. Para dormir aquecido, prefira o edredom e mantas anti-alérgicas.

  4. 4

    Outra excelente dica para quem tem sinusite é realizar a limpeza das narinas pelo menos 2 vezes ao dia, mesmo quando não acometido de sinusite. Proceda da seguinte forma: aplique um conta gotas cheio de soro fisiológico 0,9% em cada uma das narinas, pela manhã e antes de dormir. Com esta conduta, o paciente terá sempre a mucosa nasal limpa, garantindo uma melhor entrada e umidificação do ar. O soro fisiológico pode ser comprado diretamente em farmácias e supermercados, devendo ser acondicionado em geladeira após ser aberto.

Comentários
blog comments powered by Disqus