» Moda » Moda e Estilo » Como customizar calçados

Como customizar calçados

Galeria
Como customizar calçados

Sapatos são mais que um artigo do vestuário. São uma paixão, um artigo de coleção. É ele quem sustenta nossas correrias, nossas tarefas diárias, enfim, que dá o toque de elegância ou despojamento necessário ao nosso look.
Seja um scarpin com uma calça jeans ou um tênis com uma calça mais social para quebrar o monótono. São peças chave no nosso dia a dia.
Geralmente, por se tornarem parte de nossa vida, os sapatos acabam despertando um sentimento de companheirismo, e é ruim ver que um amigo que nos acompanhou por tanto tempo, agora está com um aspecto antigo e sem possibilidade de ir para todos os lugares. Até mesmo se seu caso seja o de querer personalizar um sapato novo.
Vamos então, para as dicas de como customizar este companheiro que nos leva para tantos lugares e dar a ele um brilho de vida maior.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Sapatos sociais
    Comece por limpá-los. Passe um pano seco em todo o calçado retirando a sujeira, mofo, excesso de graxa, e tudo que possa atrapalhar na tarefa.
    Olhe os pontos que esteja com aspecto mais velho e concentre-se em harmonizá-lo.
    Se você quer conservar a cor, seja ela qual for, comece por comprar uma graxa da cor do couro, se for de couro, ou tinta, se for de tecido.
    Para o sapato de couro há também graxa incolor, que preenche da mesma forma e com a vantagem de não manchar.
    Mas lembre-se:Não use graxa caso sua intenção seja pintar.

  2. 2

    Em lojas de tinturaria ou sapateiro, até mesmo lojas de curtume, há uma gama enorme de cores de tintas para couro. Estude o tipo de look que você quer imprimir e pinte. Escolha uma área isolada da casa e com ventilação; pois estas tintas são compostas de solvente também, e o cheiro é forte. Use uma máscara para odores com filtro, ou faça o trabalho a céu aberto.

  3. 3

    Caso queira, você pode aplicar rebites ou tachinhas num estilo mais Rock and Roll para dar um visual mas agressivo. Proceda com tachinhas discretas nas partes mais moles do couro e faça desenhos retos. Lembrando que isto pode limitar os locais em que você vai. Não é recomendado para escritórios. Escolha tachinhas de material que não enferrujem.
    Pode dar também um toque folk aos calçados de couro com tintas específicas, aplicando pequenas flores em partes estratégicas. Use uma tinta em cor discreta. Por exemplo, se o sapato é marrom, faça desenhos em cores verde escuro, azul ou mesmo cinza. Não exagere nos contrastes pois, a flor já inspira alegria.

  4. 4

    Caso seja um sapado de salto, você pode usar a técnica da colagem, aplicando brilho nos saltos com cola de madeira resistente à água e a contato com o solo, ou cola quente.
    Usando uma fita métrica e o lápis giz , marque 90 pontos, com 1 cm de distância entre eles, na parte grossa do salto, deixando-os alinhados em fileiras horizontais de sete cada uma. Em seguida cole as pedras de strass em cada espaço marcado, com cola quente. Espere esfriar e secar.
    Você pode usar também paetês, linhas metalizadas e tachas e até pintar o salto de uma cor vibrante. Tintas para madeira são ótimas se bem aplicadas. Um sapato preto de verniz, com um salto vermelho bem pintado, dá um apelo de ousadia e elegância. Para usar com jeans, outras cores no salto também favorecem. Use com saia, ou calça que deixe o trabalho à mostra e valorize-o.

  5. 5

    Para os tênis a possibilidade é maior. Não só pela maleabilidade do tecido, mas também pelo ar já despojado e pela tradição já irreverente.
    Caso não queira ousar muito, você e pode começar por uma pintura na mesma cor do tênis e, concentrar toda a arte no cadarço. Ou comprando um com estampas divertidas e cores fortes e vibrantes, ou mesmo fazendo seu próprio cadarço. Você pode, por exemplo, pegar um keds branco, e colocar uma fita em tom cinza , e amarra como um laço, para dar um ar princesa moderna. Se for de pano, pode dar uma demão de tinta de tecido para ganhar um calçado novo.

  6. 6

    Utilizando uma tinta de tecido você pode customizar um tênis baixinho com um toque floral. Seja ele keds ou mesmo o estilo cano longo.
    Pegue uma tinta de tecido branca caso o tênis esteja amarelado, e pinte-o.
    Com uma tinta escura, pode ser o azul, você fará desenhos em tons fracos no tênis.Use uma vasilha de água para molhar o pincel e diluir a tinta. Com a ponta do pincel, faça movimentos leves de retoques, como se estivesse formando pingos. A tinta te que estar bem diluída, para não carregar o visual. Caso queira, você pode encharcar o pincel de água com pouca tinta e deixar a tinta percorrer aleatoriamente o tecido e dar um toque natura e meio artístico ao seu tênis. Fica muito bonito nos modelo tipo Converse. No caso do Converse, a ponta dele oferece um bom espaço liso para você expressar sua criatividade.

  7. 7

    Usando um papel sulfite amassado e embebido em tinta, carimbe seu tênis em partes diferentes. A superfície amassada do papel criará desenhos geométricos interessantes.
    Você pode comprar tinta spray metálica e de uma distância de mais ou menos 50 centímetros pulverizar o tênis, dando um brilho fantástico. Não deixe muito espaçado o brilho, mas não se aproxime demais para não saturar a cor. Use um cadarço cinza escuro para delimitar as áreas e dar um toque bem marcante. Outras cores podem ser usadas também.

  8. 8

    São inúmeros os toques que você pode dar. Não só para uso pessoal, mas para venda também. Com um investimento de aproximadamente 40 reais, entre compra de materiais e sapatos, você e pode vender até por 60 reais.

    Use roupas que valorizem e não concorram com o tênis.

Comentários
blog comments powered by Disqus