» Hobby » Esportes » Como dançar Quadrilha

Como dançar Quadrilha

Galeria
Como dançar Quadrilha

A quadrilha é um estilo de dança originário das cortes européias do início do séc. XIX. É dançada por um grupo de casais, que não tem um número fixo, mas tem de perfazer um número par.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro par do grupo é chamado de guia, e é observando este par que os restantes se orientam.
    Para além do par guia, há também uma personagem muito importante na dança de quadrilha: o marcador, que é quem comanda, e diz quais os passos de dança a serem feitos em cada momento.
    Cada passo tem um nome específico, nome esse que normalmente tem origens européias Mas cada passo é dito por um marcador diferente de forma diferente, pois cada um tem o seu estilo próprio.
    A acompanhar a dança estão instrumentos de percussão, numa versão mais tradicional, ou música previamente gravada e destinada à dança de quadrilha, nos eventos mais modernos.
    Os comandos da quadrilha vão evoluindo, e podem ser criados novos, consoante acontecimentos ou situações, o que a torna uma dança particularmente viva e sempre em evolução. No entanto, há alguns comandos mais ou menos fixos.
    São eles: o balancê (balançar o corpo ao ritmo da música sem sair de onde está), o anavan (caminhar para a frente, balançado os braços), returnê (voltar para o seu lugar), tur (dar uma volta, com o cavalheiro a segurar a cintura da dama com o braço direito e ela a colocar o braço esquerdo no ombro do cavalheiro, dando os dois uma volta para a direita).
    Mas para além dos comandos, para dançar quadrilha é preciso saber os principais passos, que são vinte e um no total, fazendo com que esta seja uma dança em que também é preciso ter boa memória!
    Tudo começa com damas e cavalheiros alinhados em filas distintas, uma diante da outra, efetuando o balancê. Depois dá-se o cumprimento, com os cavalheiros a avançar até junto da sua dama. Segue-se a primeira marcação, com os pares a cumprimentarem-se no centro da sala, e depois o grande passeio, com as filas a girar num círculo alargado pela sala. Passa-se depois para a troca de dama e de cavalheiro, faz-se o túnel com os casais a passarem por baixo de uma espécie de túnel construído pelos restantes.
    Depois, existem vários mais a ser decorados, como o caminho da roça, olha a cobra, é mentira, caracol, desviar, a grande roda, coroação de damas e de cavalheiros, duas rodas, reformação da grande roda e por fim a despedida. Esta é assim uma dança exigente mas também uma das mais divertidas.

Comentários
blog comments powered by Disqus